MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Novos estudos projetam hidrelétricas no Rio Ivaí

O outrora piscoso Rio Ivaí e que divide ao meio a região centro-norte do Estado, mais conhecida como “Vale do Ivaí”, pode estar próximo de sofrer profundas mudanças, com barragens, represamento de águas e alagamentos de extensas áreas agricultáveis.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2012, 15:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade


O outrora piscoso Rio Ivaí e que divide ao meio a região centro-norte do Estado, mais conhecida como “Vale do Ivaí”, pode estar próximo de sofrer profundas mudanças, com barragens, represamento de águas e alagamentos de extensas áreas agricultáveis. Por enquanto, tudo está apenas em estudo, mas existe sim a possibilidade concreta de o “sertão virar mar”, como já diziam Sá e Guarabira nos versos da sua célebre música “Sobradinho”, que surgiu com a polêmica construção da hidrelétrica – que leva o mesmo nome - no Rio São Francisco.

continua após publicidade


Depois de muitas brigas que ganharam os tribunais, em função da construção da Usina Hidrelétrica Mauá no Rio Tibagi, agora o Rio Ivaí se transforma no novo alvo de grandes empreiteiras nacionais e até multinacionais. O cenário, com técnicos e engenheiros a campo, fazendo medições, avaliações de vazão e de solos, e até de custo de terras, deixa em polvorosa os agricultores da região, notadamente, os ribeirinhos.
Em São Pedro do Ivaí, por iniciativa do Padre Zenildo Megiatto e do agricultor Halim Abil Russ Filho, já foi deflagrada uma mobilização dos produtores rurais contra os projetos de aproveitamento energético do Rio Ivaí, que tem estudos autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


A prefeita de São Pedro, Regina Della Rosa, se diz surpresa com os comentários sobre hidrelétricas no Rio Ivaí. “Até agora não fomos comunicados de nada a respeito disso, mas temos informações de que técnicos estiveram na região, fazendo estudos e medições”, comenta ela.

continua após publicidade


Nos próximos dias a prefeita pretende buscar informações oficiais sobre o tema e propor uma discussão mais ampla, no âmbito da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, a Amuvi.


O agricultor João Magri, dono de uma fazenda de 55 alqueires, junto ao Rio Ivaí, avalia que as hidrelétricas podem ser úteis para outras partes do Brasil, “mas irão causar muito prejuízo e transtorno na região”. Ele lembra que foi acionado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para recompor uma longa faixa de mata ciliar, junto ao Ivaí. “Agora que está tudo formado, surge essa possibilidade de tudo ser inundado”, lamenta Magri.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Novos estudos projetam hidrelétricas no Rio Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!