MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Canil trata animais doentes no "Sumatra"

A Secretaria da Assistência Social, em parceria com o Canil Municipal e o Departamento de Vigilância Sanitária de Apucarana, promoveram ontem(21/10), uma ação conjunta visando o tratamento veterinário de cães e gatos de moradores do Residencial Sumatra I.

Da Redação

·
Foto: Edson Denobi
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Edson Denobi
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2014, 09:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Assistência Social, em parceria com o Canil Municipal e o Departamento de Vigilância Sanitária de Apucarana, promoveram ontem(21/10), uma ação conjunta visando o tratamento veterinário de cães e gatos de moradores do Residencial Sumatra I. A atividade foi uma das três prioridades elencadas pela comunidade em recente reunião promovida pela prefeitura, e teve como foco os animais acometidos de sarna, carrapato e pulgas. De acordo com a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, as outras duas reivindicações dos moradores já haviam sido atendidas pela administração e envolveram a roçagem do canteiro central do bairro e a substituição de tampas de bueiros que estavam quebradas.

continua após publicidade


“A questão dos animais é bastante séria e envolve eminente risco à saúde pública. Este é um bairro novo, bastante populoso e onde podemos encontrar muitas crianças brincando nas ruas”, detalhou a secretária.

Segundo o coordenador do Canil Municipal, biólogo Luan Rafael da Silva Santos, o tratamento vai ser contínuo. “A medicação para estes casos deve ser administrada em 21 dias, em intervalos de sete dias. Por isto vamos estar novamente no Sumatra I, com nossa unidade móvel, pelo menos nas próximas duas terças-feiras”, esclarece. De acordo com ele, iniciaram o tratamento cerca de 60 animais, entre cães e gatos. “São cerca de 30 famílias, onde uma tem apenas um e outras até quatro animais”, informa o biólogo.

A presença da ação conjunta no bairro despertou o interesse de um grande número de pessoas. “Nossa unidade recebeu a visita de muitos moradores, que além de realizarem perguntas sobre a forma adequada de tratamento dos animais domésticos, também nos trouxeram denúncias de maus tratos, que vamos agora averiguar. Foi uma experiência de interação bastante positiva”, classificou Luan.

Entre as reclamações apresentadas está a existência de equinos soltos. “No bairro, que é novo, cerca de 50% das 486 residências ainda não possuem muro. Com isto temos muitos animais perambulando pelo bairro. Os cavalos, por exemplo, estão dando muito trabalho, destruindo relógios de água, entre outros danos”, relata Márcia Regina de Sousa, secretária Municipal da Assistência Social.

Ela frisa que a secretaria vai permanecer repassando orientações aos moradores. “No caso de animais doentes (cães e gatos), moradores que não tiveram a oportunidade de comparecer à unidade móvel do canil municipal nesta terça, podem procurar atendimento na próxima semana”, orienta.

Os animais doentes que foram encontrados no bairro sem identificação do proprietário foram recolhidos pela equipe do canil, onde vão receber tratamento e, se não resgatados, serão disponibilizados para adoção responsável.

Serviço: O Canil Municipal de Apucarana fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/n, saída antiga para Rio Bom. O telefone de contato é o 3901-1051

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Canil trata animais doentes no "Sumatra""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!