MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Mitra assume oficialmente Parque da Redenção

A Mitra Diocesana recebeu oficialmente nesta terça-feira (21/10), da Prefeitura de Apucarana, a autorização para administrar o Parque Eco-religioso da Redenção pelos próximos cinco anos. A concessão de uso foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na

Da Redação

·
Apucarana: Mitra assume Parque da Redenção - Foto: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Apucarana: Mitra assume Parque da Redenção - Foto: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2014, 09:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Mitra Diocesana recebeu oficialmente nesta terça-feira (21/10), da Prefeitura de Apucarana, a autorização para administrar o Parque Eco-religioso da Redenção pelos próximos cinco anos. A concessão de uso foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na semana passada e confirmada em ato no gabinete municipal, com o prefeito Beto Preto (PT) promulgando a Lei Municipal nº 141/2014. “Fico bastante contente com este ato, sobretudo pelo fato do desejo (de administrar o parque) ter nascido da comunidade”, pontua Beto. De acordo com ele, outras parcerias com igrejas e entidades apucaranenses serão fomentadas visando melhor aproveitamento de áreas públicas. “Temos algumas áreas da prefeitura que vamos estar colocando à disposição para que outras igrejas e entidades sejam parceiras. Em breve, no antigo pesque-pague social, por exemplo, vamos estar firmando parceria com a Igreja Assembleia de Deus, que planeja usar o espaço para atividades de convivência”, anunciou o prefeito.

Com a concessão para administrar o Parque da Redenção, a proposta a curto prazo da Mitra é construir no local a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município. O monumento, que será construído por um escultor de Borrazópolis, visa marcar a celebração do Jubileu de Ouro de instalação da Diocese de Apucarana, a ser completado no dia 28 de março de 2015. “A ideia da gruta vinha sendo acalentada por um grupo de leigos da igreja, mas havia uma indefinição quanto à localização. Nós (prefeitura) vínhamos tendo dificuldades em administrar o espaço, e tenho a certeza de que agora, com a Mitra e a comissão de fiéis, o parque está nas mãos de quem realmente pode fazer muito pelo local. Mais do que a função turística, o Parque da Redenção tem o caráter devocional, e esta é a seara da igreja”, frisou o prefeito.

Em nome do Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, o Monsenhor Roberto Carrara enalteceu a postura da prefeitura na questão. “Agradecemos também ao grupo de leigos, podem ter a certeza de que vamos fazer do local um ambiente bastante frutuoso no sentido religioso, aprazível a todos”, anunciou. De acordo com ele, investimentos também serão feitos na Catedral Nossa Senhora de Lourdes visando os 50 anos da Diocese. “Até o início de dezembro vamos iniciar a troca dos vitrais, que vão chamar a atenção e serão outro motivo de turismo religioso”, contou Carrara. O investimento é de cerca de R$250 mil.

Em nome do grupo de fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes, o professor universitário e líder religioso, Marcos Bueno, também externou agradecimentos ao prefeito e aos vereadores. “Os vereadores tiveram muito bom senso em aprovar a matéria. O prefeito se empenhou, demonstrou muita vontade. Da nossa parte, vamos trabalhar para construir um monumento atrativo. É algo que surgiu do coração dos fiéis, guiados por Deus. O sentido religioso do parque será mantido”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador José Airton Deco de Araújo, o projeto da Mitra e da comissão de leigos já nasce grande. “É um projeto que já deu certo. O local é bonito, com certeza vai ficar ainda mais. Todo mundo da cidade ganha com avanços como este”, disse Deco.

A prefeita de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto, acompanhou o ato de assinatura da lei de concessão e também manifestou sua visão. “Falar de Nossa Senhora é tudo de bom. Trata-se de um projeto de grande dimensão, muito louvável, que será de uso de toda a diocese”, considerou. A Diocese de Apucarana abrange 36 municípios, possui 64 paróquias, além de diversas diaconias e grupos de evangelização espalhados pelas comunidades que abrangem um universo de quase 500 mil pessoas.

O parque – O Parque da Redenção tem uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados e está localizado na comunidade rural do Barreiro - é formado por 96 personagens bíblicos, esculpidos em tamanho gigante pelo artista plástico cearense Gilberto Gomes Moura, que retratam a vida pública de Jesus desde o nascimento, batismo, sermão no Monte das Oliveiras, Santa Ceia, morte e a ressurreição.

Imagem que vai ficar exposta na gruta virá da França

A construção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes será feita em pedras, tijolos, concreto e ferragens e com tamanho aproximado de 10 metros de largura e 7 metros de altura. O projeto será executado pela arquiteta Mariana Mattiuzzi Estrope e a imagem de Nossa Senhora será trazida de Lourdes, França. “Será feito no morro e, ao lado da gruta será feito ainda um jardim temático na forma de um Rosário Mariano, constituindo mais um atrativo de visitação para os fiéis”, relata o prefeito Beto Preto (PT). Na sua avaliação, além de contribuir para marcar a comemoração dos 50 anos da diocese, as obras religiosas que serão promovidas pela Mitra vão valorizar mais o parque. “Certamente haverá ainda maior divulgação do turismo religioso”, diz Beto.

A data desejada para inauguração da gruta é na festa da padroeira, em 11 de fevereiro de 2015. “Mas, se não for possível terminar até essa data, no máximo, até outubro do mesmo ano esperamos que esteja tudo concluído”, informa Marcos Bueno, membro da comissão de fiéis.

Para obtenção de recursos financeiros, a igreja já promove uma campanha junto aos devotos. As contribuições, em qualquer quantia, devem ser depositadas no Banco do Brasil / Agência 0355-7; Conta Corrente n.º 76084-6, em nome da Mitra Diocesana – Apucarana, CNPJ 75.283.564/0001-88. O doador também pode procurar as secretarias das paróquias de Apucarana. O investimento para edificação foi calculado na ordem de R$70 mil.

A comissão dos devotos que coordena o projeto é formado por Antônio Hannoun Filho, Claudinei, Edy Piconi, Hélio Bertulino, Ivone Freitas, João Begalli Neto, José Gregório, Jucelino Marcato, Luduina Brizola,Marcos Bueno, Nerival Prestes, Siumara Michelin e Vado Costa.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mitra assume oficialmente Parque da Redenção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!