MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Ocorrências por narcotráfico crescem 47%

A taxa de crimes envolvendo o narcotráfico avançou quase 50%, neste ano, na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que agrega 26 municípios do Vale do Ivaí. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), revelam aumento de 47% nas

Da Redação

·
Por ser precursor de outros crimes, o tráfico é prioridade nas investigações da delegacia - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Por ser precursor de outros crimes, o tráfico é prioridade nas investigações da delegacia - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.11.2014, 12:38:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa de crimes envolvendo o narcotráfico avançou quase 50%, neste ano, na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que agrega 26 municípios do Vale do Ivaí. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), revelam aumento de 47% nas ocorrências por tráfico de drogas e 42,2% por consumo. A coordenadoria de análise e planejamento estratégico da Sesp constatou que, de janeiro a setembro de 2013, foram 102 casos de venda de entorpecentes e 225 de uso. Comparando com o mesmo período deste ano, os números saltam para 149 e 320, respectivamente.

continua após publicidade

O delegado José Aparecido Jacovós, chefe da 17ª SDP de Apucarana, considera o acréscimo um dado positivo pois reflete o empenho das polícias Civil e Militar em coibir o narcotráfico na região. “Isto significa que a polícia está prendendo mais do que antes”, avalia.

Jacovós cita que a subdivisão possui uma forte atuação do setor de inteligência. O serviço está integrado ao departamento que investiga crimes de furto e roubo e a seção de inteligência da Polícia Militar (PM).

continua após publicidade

De acordo com o delegado, depois de Apucarana, os municípios que mais registram prisões envolvendo narcóticos são Jandaia do Sul e Marilândia do Sul. Isto ocorre porque o comércio ilícito, em ambos os municípios, seria agenciado por um traficante apucaranense, atualmente radicado no Paraguai, segundo informa a polícia.

JANDAIA DO SUL

Por dia, pelo menos uma prisão envolvendo narcóticos é realizada em Jandaia do Sul, afirma a delegada Waleska de Souza Martins. Ela salienta que o principal obstáculo para coibir o dolo são as quadrilhas ramificadas e especializadas. “Infelizmente, o tráfico é um problema atual que temos enfrentado. Os grupos criminosos têm intensificado a prática, descobrindo novas formas de despistar a ação policial”

continua após publicidade

Por ser precursor de outros crimes, o tráfico é prioridade nas investigações da delegacia. Waleska justifica que o crime influencia, sobretudo, furtos e assaltos praticados geralmente por usuários para alimentar o vício. Além do homicídio, que ocorre geralmente por acerto de contas ou desentendimento entre os envolvidos nestes esquemas.

PARANÁ

As ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, mostraram um aumento de 15,85%, em todo o Estado. O relatório da Sesp mostra que em 2013 foram 5.734 contra 6.643 em 2014, nos períodos de janeiro a setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ocorrências por narcotráfico crescem 47%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!