MAIS LIDAS
VER TODOS

tríduo pascal

Fiéis lotam a Catedral de Apucarana para a Missa do Lava-Pés

Centenas de pessoas estiveram presentes nesta quinta-feira (28) para acompanhar a cerimônia celebrada pelo bispo Dom Carlos José

Da Redação

·
Dom Carlos José lava pés de fiel
Icone Camera Foto por TNOnline
Dom Carlos José lava pés de fiel
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2024, 21:34:02 Editado em 29.03.2024, 08:12:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Centenas de pessoas lotaram a Catedral Nossa Senhora de Lourdes na noite desta quinta-feira (28), em Apucarana, para participar da tradicional Missa do Lava-Pés. Celebrada pelo bispo Dom Carlos José, a cerimônia abriu o chamado tríduo pascal e relembra a última ceia de Cristo, tendo grande importância para as comemorações da Páscoa.

continua após publicidade

O padre Valdecir Ferreira, da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, explica que essa celebração é diferenciada. “Celebramos de maneira muito particular a missa em que se recorda a instituição da Eucaristia, a instituição do mandamento novo e a também a ordenação dos primeiros sacerdotes da Igreja”, comenta.

-LEIA MAIS: Templo de umbanda é alvo de vandalismo em Apucarana

continua após publicidade

Após a missa do Lava-pés – momento em que se recorda o gesto de Jesus em relação aos seus discípulos -, só são celebradas missas novamente no domingo de Páscoa.

Nos próximos dias, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes mantém uma intensa programação. Nesta sexta-feira, a partir das 7 horas tem início a Vigília Eucarística; às 15 horas acontece a celebração da Paixão do Senhor e as 19h30 acontece a procissão e enterro do Senhor. Centenas de pessoas devem passar pela catedral. No sábado, às 19h30, tem início a Vigília Pascal. Já no domingo de Páscoa estão previstas quatro missas às 8, 10, 18 horas e 19h30.

O bispo Dom Carlos José destaca o período da Semana Santa, que recorda a paixão, morte e ressurreição de Cristo, é considerado o mais importante do ano para a Igreja Católica.

continua após publicidade

“A vivência do Tempo Quaresmal deve nos levar a uma renovação da nossa intimidade com Cristo. Somos chamados a sair da superficialidade em que vivemos nossa vida cristã, por vezes tão arraigada na rotina que, sem perceber, impedimos o agir de Deus em nós”, comenta

Segundo o bispo, a quaresma é tempo de preparação. “É tempo para por fora a sujeira incrustada em nosso coração para que Cristo nos encontre limpos, purificados pela sua Ressurreição. O Tríduo Pascal, oração, penitência, jejum, esmola, confissão, caridade, partilha e perdão são caminhos quaresmais de conversão disponíveis a todos que desejam crescer na fé e viver de forma mais madura a vida cristã”, explica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fiéis lotam a Catedral de Apucarana para a Missa do Lava-Pés"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!