MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

2 - Mercosul dá "apoio irrestrito" à Argentina em disputa com credores

FABIANO MAISONNAVE, ENVIADO ESPECIAL CARACAS, VENEZUELA - Em documento aprovado durante cúpula presidencial, o Mercosul manifestou nesta terça-feira (29) "apoio irrestrito" à Argentina contra credores que não aceitaram o acordo de reestruturação da dívi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.07.2014, 21:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FABIANO MAISONNAVE, ENVIADO ESPECIAL
CARACAS, VENEZUELA - Em documento aprovado durante cúpula presidencial, o Mercosul manifestou nesta terça-feira (29) "apoio irrestrito" à Argentina contra credores que não aceitaram o acordo de reestruturação da dívida do país, impasse que pode levar a um novo calote por parte de Buenos Aires.
Por meio de uma "declaração especial" sobre o assunto, os presidentes do Mercosul "reafirmaram a sua solidariedade e o seu apoio irrestrito à posição da República Argentina diante das decisões legais favoráveis a um grupo minúsculo de detentores de títulos da dívida soberana da Argentina que rechaçaram as condições aceitas pela ampla maioria dos credores (92,4%)".
Em consonância com declarações recentes da presidente Cristina Kirchner, a nota do Mercosul afirma que a Argentina não está num processo de eventual "default", como ocorrido em 2001, pois "realiza pontualmente os pagamentos".
O bloco criticou ainda os fundos "holdouts" (credores que recusaram um acordo pelo qual receberiam o que lhes é devido mediante desconto de 70%). Acusou-os de "obstaculizar a concretização de acordos definitivos entre devedores e credores, colocando em risco futuras restruturações de dívida soberana e a estabilidade financeira internacional".
A declaração do Mercosul ocorre ao mesmo tempo em que uma comitiva argentina negocia de forma dramática em Nova York com dois fundos "holdouts" sobre o pagamento de uma parcela de cerca de U$ 1,5 bilhão determinada por um tribunal da cidade.
O prazo para vence nesta quarta (30). A falta de um acordo nas próximas horas pode fazer com a que a Argentina suspenda o pagamento de títulos da dívida.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "2 - Mercosul dá "apoio irrestrito" à Argentina em disputa com credores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!