MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Estado de SP registra aumento de 18% em roubos que terminam em morte

O número de roubos que terminaram em morte aumentou 18,4% nos cinco primeiros meses deste ano no Estado de São Paulo em comparação com o mesmo período de 2010. No ano passado, foram 119 crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) contra 141 crimes do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.06.2011, 20:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de roubos que terminaram em morte aumentou 18,4% nos cinco primeiros meses deste ano no Estado de São Paulo em comparação com o mesmo período de 2010. No ano passado, foram 119 crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) contra 141 crimes do tipo neste ano. Os dados foram divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), nesta segunda-feira (27), e fazem parte da promessa do Governo de São Paulo, feita em março deste ano, de publicar mensalmente os dados da criminalidade no Estado.

continua após publicidade

Nos últimos 12 meses, o número de latrocínios registrados pela polícia do Estado foi de 272. Já entre maio de 2010 e junho de 2009, a polícia fez 271 boletins com este tipo de crime. Por base nesses dados, a SSP diz acreditar em uma estabilização dos casos de roubo que terminaram em morte em São Paulo.

Ainda segundo a secretaria, os latrocínios representavam 0,1% do total de roubos (um latrocínio para cada 1.000 roubos). A pasta informou que o policiamento em todo o Estado tem sido reforçado e recomendou à população não reagir aos assaltos.

continua após publicidade

No último balanço divulgado pela SSP, em maio - correspondente ao período entre janeiro e abril deste ano -, houve um aumento de 13% nos roubos que terminaram em morte em comparação ao mesmo período de 2010. Nesse período, os latrocínios saltaram de 91 para 103 no Estado.

Roubos de carro
Os roubos e furtos de veículos no Estado, de janeiro a maio deste ano, também registram alta em relação ao mesmo período de 2010. O primeiro tipo de crime teve aumento de 10%. Já os casos de furtos (quando não há violência) em São Paulo cresceram quase 9%. Na avaliação da secretaria, “a alta percentual é inferior ao significativo incremento da frota estadual, que saltou de 12 milhões de veículos para 20 milhões nos últimos dez anos”.

Já na capital paulista, os furtos e os roubos de veículos aumentaram 4,2% e 6,7%, respectivamente, no comparativo entre os cinco primeiros meses do ano. Por causa disso, a Polícia Militar informou que irá intensificar o policiamento para impedir que esse tipo de crime aconteça.

continua após publicidade

Entre janeiro e maio deste ano, os crimes de roubos gerais cresceram cerca de 10% no comparativo com os cinco primeiros meses do ano passado. O número de ocorrências registradas na Delegacia Eletrônica, que fica disponível no site da SSP, foi de 11.860 no primeiro mês de 2011 para 15.858 em maio.


Estupros

A polícia também registrou crescimento de quase 11% nos casos de estupro nos cinco primeiros meses deste ano, no comparativo com 2010. A SSP atribui esse crescimento à mudança na legislação que caracteriza o estupro.

continua após publicidade

Os crimes de violência sexual registrados nas delegacias do interior foram enquadrados na lei de nº 12.015, que, em agosto de 2009, sofreu alterações em seus artigos. Entre eles, está o artigo 213, que classifica o que é estupro. Com base na versão anterior da norma, estupro significava apenas violência sexual, com penetração, praticado contra uma mulher.

Entre janeiro e abril de 2011, de acordo com o penúltimo boletim da SSP, houve 3.585 registros desse tipo de crime no Estado. O número representa um aumento de 13,6% nos casos de caso de violência sexual em comparação ao mesmo período de 2010.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Estado de SP registra aumento de 18% em roubos que terminam em morte "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!