MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do empresário aumenta em fevereiro, diz CNI

Depois de dois meses de queda, o industrial brasileiro voltou a ter mais confiança na economia e na sua empresa em fevereiro, conforme divulgou nesta quinta-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2013, 11:51:02 Editado em 27.04.2020, 20:33:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de dois meses de queda, o industrial brasileiro voltou a ter mais confiança na economia e na sua empresa em fevereiro, conforme divulgou nesta quinta-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 1,4 ponto na comparação com janeiro, atingindo a marca de 58,1 pontos. O patamar é muito próximo do verificado em fevereiro do ano passado, quando estava em 58,2 pontos. O Icei varia de 0 a 100 pontos, com valores acima de 50 mostrando que os empresários seguem confiantes.


continua após publicidade

Apesar da mudança de direção do indicador que caiu em dezembro de 2012 e em janeiro deste ano, a CNI enfatizou por meio de comunicado que a trajetória sugere a continuidade de um "lento processo de recuperação da produção industrial nos próximos meses". Para a entidade, o aumento deste mês foi "tênue", já que o indicador vem oscilando em torno de 57,5 pontos há seis meses "sem caracterizar uma tendência de crescimento". A média histórica do índice é de 59,2 pontos.


A Confederação argumentou que a percepção do empresário sobre as condições atuais reforça essa avaliação, já que o índice ficou muito próximo da linha divisória dos 50 pontos - 49,4 pontos. A CNI entende que isso significa "uma percepção neutra" sobre os negócios.


continua após publicidade

As expectativas do industrial para os próximos seis meses, porém, subiram 1,4 ponto este mês sobre janeiro, chegando a 62,3 pontos. Pelo levantamento da entidade, o maior aumento da confiança foi detectado entre as pequenas empresas, que registraram crescimento de 2 pontos ante janeiro, atingindo 57,4 pontos. As médias empresas tiveram uma elevação de 1,3 ponto, para 57,3 pontos, enquanto as grandes avançaram 1,2 ponto, para 58,9 pontos. O levantamento da CNI foi realizado entre 1º e 18 de fevereiro com 2.257 empresas (807 pequenas, 884 médias e 566 de grande porte".


Regiões


Em relação às regiões, o Nordeste segue com o grupo de industriais mais otimistas. O Icei lá ficou em 61,7 pontos este mês ante 59,1 pontos em janeiro e 61,7 pontos em fevereiro do ano passado. No Norte (60,5 pontos) e no Centro-Oeste (60,4 pontos), os indicadores ficaram muito próximos. A pontuação do Sul está em 57,0, enquanto o Sudeste continua como a região menos confiante, com 54,9 pontos.


continua após publicidade

Atividade


Em relação à atividade, a indústria extrativa segue como a mais otimista, com 58,7 pontos este mês. O Icei da indústria da construção ficou em 58,3 pontos e o da indústria de transformação, em 57,5 pontos. Neste setor, que é o que possui maior variedade de segmentos, vale destacar que a indústria de impressão e reprodução foi a que demonstrou maior otimismo este mês, com 63,1 pontos. Já as menos confiantes são a de madeira e outros equipamentos de transporte, com 52,6 pontos, cada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do empresário aumenta em fevereiro, diz CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!