MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação cede na prévia de abril, mas segue pressionada

Por Pedro Soares RIO DE JANEIRO, RJ, 17 de abril (Folhapress) - Após o susto do IPCA fechado de março (0,92%), que ficou na maior taxa para o mês desde 2003, a inflação deu sinais de arrefecimentos. A prévia do índice oficial do país de abril, medida p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2014, 10:04:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Pedro Soares

RIO DE JANEIRO, RJ, 17 de abril (Folhapress) - Após o susto do IPCA fechado de março (0,92%), que ficou na maior taxa para o mês desde 2003, a inflação deu sinais de arrefecimentos. A prévia do índice oficial do país de abril, medida pelo IPCA-15, registrou uma alta mais moderada, de 0,78%.

A taxa, porém, ainda é elevada e superior à de março, quando o IPCA-15 havia sido de 0,78%. De janeiro a abril, o índice soma uma alta de 2,91%, acima dos 2.58% do mesmo período de 2013. Já no acumulado em 12 meses, a inflação bateu e, 6,19%, acima dos 5,90% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

A taxa está próxima do teto da meta do governo para o ano, de 6,5%. Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã de hoje.

Assim como no IPCA fechado de março, o grande vilão, mais uma vez, foi o grupo alimentação, cujos preços subiram, em média, 1,84% e superaram a taxa de 1,11% registrada em março. Sozinho, o grupo correspondeu a 58% da variação do IPCA-15 de abril.

Os alimentos sobem na esteira do clima desfavorável, com estiagem nas principais regiões do país. Além disso, importantes produtos como trigo e soja sobem no mercado internacional e pressionam o preço de rações animais.

Nesse cenário, aumentaram os preços das carnes (2,83%), batata (26,96%), leite (5,70%) e tomate (14,80%).

O IPCA-15 cedeu frente ao IPCA fechado de março, por seu turno, por conta da menor pressão do grupo transporte, cuja alta perdeu força de 1,22% em abril para 0,54% em março.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação cede na prévia de abril, mas segue pressionada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!