MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Setor avisa Mantega que repassará alta de imposto da bebida

BRASÍLIA, DF - Depois de a equipe econômica do governo decidir aumentar os tributos sobre cerveja, refrigerantes e outras bebidas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir amanhã com representantes dos setores de bebidas frias, bares e restaura

Da Redação

·
Setor avisa Mantega que repassará alta de imposto da bebida
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2014, 18:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - Depois de a equipe econômica do governo decidir aumentar os tributos sobre cerveja, refrigerantes e outras bebidas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir amanhã com representantes dos setores de bebidas frias, bares e restaurantes para tratar do assunto.

continua após publicidade

A indústria levará ao ministro a mensagem de que não vai cortar investimentos, mas que não tem como absorver o aumento dos impostos. A conta vai, portanto, para o bolso do consumidor, que não deve frear o consumo de bebidas frias em ano de Copa do Mundo.

De acordo com as estimativas do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), a venda de cerveja deve aumentar até 10% esse ano, crescimento impulsionado pelo consumo durante o Mundial.

continua após publicidade

O setor de bares e restaurantes, por sua vez, prevê uma queda de até 15% no faturamento anual dos estabelecimentos.

A Receita Federal anunciou há duas semanas a atualização da tabela de preços da cerveja e demais bebidas frias, sobre a qual são calculados os impostos federais - PIS, Cofins e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

O ministro deve reiterar amanhã que a tabela de preços não era revisada há dois anos, e que era o momento certo para essa decisão.

continua após publicidade


IMPACTOS

A medida vai gerar arrecadação extra de R$ 1,5 bilhão, de junho -quando começa a valer a nova taxação- até o fim do ano.

Essa receita adicional vem em boa hora para o governo, que busca meios de compensar a escalada de gastos públicos, como o socorro ao setor elétrico, prejudicado com a pouca chuva no ano.

continua após publicidade

A variação dos preços aos consumidores poderá ser de até 2,25%, pelas contas da Receita. Para a indústria, que afirma ter sido pega de surpresa pela medida, o impacto mínimo nos preços finais será de 5%.

A mudança vai repercutir na inflação, que já estará ainda mais pressionada na época da Copa do Mundo pelo pico de demanda por alimentação e serviços, como hotelaria e passagens aéreas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Setor avisa Mantega que repassará alta de imposto da bebida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!