MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação inibe consumo e vendas no Dia das Mães desaceleram

SÃO PAULO, SP - As vendas no Dia das Mães neste ano foram mais fracas do que em 2013, segundo pesquisas realizadas por empresas e entidades do varejo. A data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal. Levantamento da Serasa Experian

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2014, 18:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - As vendas no Dia das Mães neste ano foram mais fracas do que em 2013, segundo pesquisas realizadas por empresas e entidades do varejo.
A data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal.
Levantamento da Serasa Experian mostra que as vendas realizadas na semana anterior à data comemorativa -entre 5 e 11 de maio-aumentaram 2,9%, na comparação com o período equivalente no ano passado. Em 2013, a alta foi de 5,3%.
"Foi melhor do que a Páscoa, mas o aumento da inflação acabou inibindo o consumo. Era um resultado esperado, ninguém achava que ia crescer mais do que 4%, 5%", diz o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian.
O mesmo acontece com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
A empresa identificou uma alta de 2,7% de 5 a 11 de maio, em relação à mesma semana de 2013. No ano passado, o aumento foi de 4,5%.
Mais pessimista é o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que fala em queda de 3,55% no volume de vendas entre 4 e 10 de maio.
As três entidades apontam a inflação alta, o crédito caro e a consequente falta de confiança do consumidor na economia como os principais motivos para a desaceleração.
De março a abril, o IPCA, inflação oficial do país, teve alta de 0,67%. O indicador acumulado em 12 meses, por sua vez, ficou em 6,28%, próximo ao teto da meta do governo, de 6,5%.
PÁSCOA E COPA
Em abril, dados da entidade mostram alta de apenas 1,6% nas vendas da semana da Páscoa, que caiu entre os dias 25 e 31.
Para Rabi, além da maior importância do Dia das Mães para os consumidores, a alta mais expressiva ficou por conta da abrangência da data, que beneficia diversos setores do varejo.
Apesar da pequena melhora em relação à abril, Rabi diz que o ritmo menor do consumo está se consolidado a cada data comemorativa.
O economista da Boa Vista, Flávio Calife, afirma que a expectativa do setor já é de uma expansão menor do comércio neste ano.
"As próximas datas devem registrar crescimento, mas inferior ao de 2013."
No primeiro trimestre, diz Calife, a Copa pode ajudar a impulsionar as vendas no primeiro semestre, principalmente de eletrônicos, o que compensaria em termos as perdas causadas pela inflação.
No entanto, durante o torneio o comércio deve ter um desempenho pior, por conta do menor número de dias úteis.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação inibe consumo e vendas no Dia das Mães desaceleram"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!