MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Morre em São Paulo o fundador da Brastemp

Morreu em São Paulo às 22h22 desta segunda-feira, 21, o empresário Hugo Miguel Etchenique, fundador da Brastemp, uma das mais importantes indústrias do País.O empresário tinha 83 anos e sofria de complicações pulmonares há cerca de três anos. No domingo,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2014, 10:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:11:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Morreu em São Paulo às 22h22 desta segunda-feira, 21, o empresário Hugo Miguel Etchenique, fundador da Brastemp, uma das mais importantes indústrias do País.O empresário tinha 83 anos e sofria de complicações pulmonares há cerca de três anos. No domingo, foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a infecção agravou-se e ele não resistiu.

O velório será nesta terça-feira, das 10hs às 14hs, no Einstein (Avenida Albert Einstein, 672, no Morumbi) e em seguida ele será sepultado no cemitério São Paulo, na Avenida Cardeal Arcoverde, em Pinheiros. Etchenique deixa cinco filhos, 14 netos e um bisneto.

Apesar de ter deixado o comando do grupo Brasmotor (controlador da Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul) no ano 2000, após 30 anos, Etchenique ainda era chamado para opinar sobre os negócios da empresa, que teve o controle acionário vendido em 1997 para a americana Whirlpool.

O bordão "Não é assim uma Brastemp", um dos mais famosos da publicidade brasileira, foi criado na sua gestão. "Ele era uma Brastemp", comenta o seu filho Rodrigo, que participava com ele da direção da empresa.

"Ele estava um pouco decepcionado com a economia brasileira e com os rumos do País", conta Rodrigo. Um dos motivos era a desaceleração da indústria e a preocupação dos empresários do setor com o baixo crescimento da economia. Em maio, a fábrica das marcas Brastemp e Consul anunciou férias coletivas para cinco mil funcionários. Com a vista prejudicada, precisava da ajuda de parentes próximos para ler o noticiário. "Ele gostava muito do Estadão".

Era torcedor do Santos, e a última partida que viu foi a vitória do seu time contra o Palmeiras por dois a zero. Antes, sofreu com as derrotas da seleção brasileira na Copa 2014.

A Brastemp, fabricante de eletrodomésticos da linha branca, foi criada em 1954 pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro. Em 1994, a Brastemp e a Consul se fundiram para formar a Multibrás, que depois faria parceria com o grupo americano Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Morre em São Paulo o fundador da Brastemp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!