MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pré-sal já explorado tem até 35 bilhões de barris de petróleo e gás, diz estatal

SAMANTHA LIMA RIO DE JANEIRO, RJ - As áreas com reservatórios de petróleo e gás já contratadas e em exploração na camada pré-sal, em alto mar, têm volume recuperável estimado entre 28 bilhões e 35 bilhões de barris, pelo menos, estima a PPSA (Pré-Sal SA,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2014, 19:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SAMANTHA LIMA
RIO DE JANEIRO, RJ - As áreas com reservatórios de petróleo e gás já contratadas e em exploração na camada pré-sal, em alto mar, têm volume recuperável estimado entre 28 bilhões e 35 bilhões de barris, pelo menos, estima a PPSA (Pré-Sal SA, estatal criada para defender os interesses da União nos contratos na região).
A estimativa máxima, de 35 bilhões de barris, representa mais do que o dobro das reservas provadas da Petrobras, de cerca de 16 bilhões de barris.
Este volume, explica Osvaldo Pedrosa, presidente da PPSA, refere-se a apenas um terço da área total do pré-sal. São as regiões em que empresas já têm contratos de concessão ou de partilha com a União.
Os outros dois terços ainda serão oferecidos, nós próximos anos, pela União, às empresas.
Pelo novo marco regulatório do petróleo, válido para as áreas do pré-sal, a Petrobras será sócia de todas elas, com pelo menos 30% de participação.
No regime de concessão, a empresa que ganha o contrato é dona do petróleo, e paga, à União e aos estados, royalties e participações especiais sobre os volumes produzidos.
Esse regime valia para todas as contratações de petroleiras feitas pela União até 2009, quando foi instituído o regime de partilha para os contratos das áreas do pré-sal.
Na partilha, as empresas contratadas são remuneradas para extrair o óleo, que pertence à União. A PPSA vai comercializar esse óleo nas áreas sob partilha, quando começar a ser extraído.
ALÉM DA FRONTEIRA
Pedrosa disse que estão em andamento nove processos de unitização no pré-sal.
A unitização é um processo realizado quando uma petroleira descobre que um reservatório de petróleo e gás natural que ele explora estende-se para além dos limites previstos no contrato firmado com a União.
Quando isso ocorre, a empresa deve, obrigatoriamente, informar à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que regula o setor). Em seguida, deve-se negociar com o detentor dos direitos da área para onde a reserva se estende, para delimitar corretamente as reservas.
Quando avançam para áreas da União, a negociação é com a PPSA.
Quatro casos estão em negociações mais adiantadas. São os de Lula, Sapinhoá (ambos no pré-sal) e Tartaruga Mestiça (no pós-sal), sob exploração da Petrobras, e Gato do Mato, sob exploração da Shell.
Todos avançam sobre áreas da União.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pré-sal já explorado tem até 35 bilhões de barris de petróleo e gás, diz estatal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!