MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BNDES prevê que fará menos desembolsos no segundo semestre

RIO DE JANEIRO, RJ - Num momento de incertezas quanto aos rumos da economia e de menor nível de confiança de empresários, o BNDES vê desembolsos num nível mais moderado e um pouco inferior no primeiro semestre deste ano.Sem citar números, o presidente do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2014, 13:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - Num momento de incertezas quanto aos rumos da economia e de menor nível de confiança de empresários, o BNDES vê desembolsos num nível mais moderado e um pouco inferior no primeiro semestre deste ano.

continua após publicidade

Sem citar números, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou nesta segunda-feira (18) que os desembolsos dos seis primeiros meses deste ano ficaram abaixo de igual período de 2013, mas ressaltou que esse "nível moderado" já estava dentro do previsto pelo banco.

Os desembolsos são os recursos efetivamente liberados pelo banco dos empréstimos que são contratados pelas empresas. O dinheiro só é repassado à medida que as obras e projetos avancem. Ou seja, se o projeto for postergado ou evoluir num ritmo mais lento, os desembolsos daquele contrato seguirão a mesma toada.

continua após publicidade

Segundo Coutinho, apesar da "moderação", o destaque ficará com os desembolsos à infraestrutura, com liberações para os setores de energia e rodovias. Também já começam a aparecer projetos de portos entre os desembolsos do primeiro semestre.

Nos primeiros seis meses de 2013, os desembolsos somaram R$ 88,3 bilhões -65% mais do que no mesmo período de 2012. Essa cifra havia sido recorde para o período, turbinada pelos aportes do Tesouro ao banco para criar linhas de crédito com juros abaixo da inflação para setores tidos como estratégicos, como máquinas e equipamentos, tecnologia e inovação e outros.

Apesar do cenário ruim e de menor confiança de empresários, Coutinho disse que o mapeamento do banco dos investimentos, realizado em julho, não mostra perda de ritmo para projetos de longo prazo. "Isso mostra que o atual momento da conjuntura é transitório", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BNDES prevê que fará menos desembolsos no segundo semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!