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Burger King e Tim Hortons anunciam fusão para criar gigante do fast food

SÃO PAULO, SP - A rede de fast food Burger King anunciou nesta terça-feira (26) a fusão com a companhia canadense de cafés Tim Hortons. Com a aquisição, as duas companhias passam a formar a terceira maior cadeia de fast food do mundo, com 18 mil lojas e

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 26.08.2014, 10:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:10
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SÃO PAULO, SP - A rede de fast food Burger King anunciou nesta terça-feira (26) a fusão com a companhia canadense de cafés Tim Hortons.
Com a aquisição, as duas companhias passam a formar a terceira maior cadeia de fast food do mundo, com 18 mil lojas em mais de cem países e faturamento anual de US$ 23 bilhões.
O Burger King é controlado pelo fundo 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, que já haviam se unido para a compra da Heinz, em outubro de 2013. Com a compra da Tim Hortons, a 3G seguirá no comando da nova companhia, detendo 51% de suas ações.
A fusão das empresas ainda precisará ser aprovada pelos acionistas da companhia e por órgãos regulatórios nos Estados Unidos e no Canadá. A aprovação da compra pelo Burger King já foi garantida e anunciada pela companhia, visto que o fundo 3G atualmente possui cerca de 70% das ações da empresa.
A rede de lanchonetes e a companhia de cafés continuarão a operar como marcas independentes e não trocarão de sede. A nova companhia, contudo, será sediada na província de Ontario, no Canadá.
Para concretizar a fusão, o Burger King adquiriu financiamentos que somam US$ 12,5 bilhões. Destes, US$ 9,5 bilhões vieram de um pacote de dívidas firmado com os bancos JP Morgan e Wells Frago.
Os US$ 3 bilhões restantes vieram do Berkshire Hathaway, holding do megainvestidor Warren Buffett. Segundo comunicado aos acionistas, o Burger King reafirma que a holding é "simplesmente uma fonte de financiamento e não terá participação na administração e operação do negócio".
No documento, o Burger King se compromete a manter as ações sociais, sistemas de franquias e quadro de funcionários ativos da Tim Hortons no Canadá e afirma que a fusão irá gerar uma economia de custos.
"Além das sinergias de vendas criadas pelo crescimento internacional acelerado [das marcas], espera-se que a transação leve à economia de gastos por meio da influência da companhia em escala global e do compartilhamento e implementação de melhores práticas", diz o comunicado.
"Nosso tamanho combinado, símbolos internacionais e trajetória de crescimento e liderança na indústria irão trazer valores e oportunidades esplêndidas aos acionistas do Burger King e da Tim Hortons, aos nossos funcionários dedicados, às franquias fortes e aos parceiros", afirmou Alex Behring, presidente executivo do Burger King. Com a fusão, ele acumulará este cargo e a função de diretor da nova companhia.
"Estamos animados para construir sobre este progresso, ao continuarmos a expansão do Burger King pelo mundo e ansiosos para aprender com a Tim Hortons", disse Daniel Schwartz, CEO do Burger King, que será CEO do grupo.
Marc Caira, presidente da Tim Hortons, será indicado à vice-presidência e à diretoria da nova empresa.
O novo conselho será composto por oito diretores atuais do Burger King e três membros da Tim Hortons, a serem indicados.
As ações da companhia gerada pela fusão serão negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto.
IMPOSTOS
De acordo com o jornal, a fusão do Burger King tem como principal objetivo a redução de impostos. Com o acordo com a Tim Hortons, a rede de lanchonetes terá sinal verde para criar uma holding com sede no Canadá, onde a tributação é menor.
A tendência já foi criticada pelo presidente Barack Obama e por assessores da Casa Branca, que prometeram medidas do governo para reduzir a prática, que afeta os cofres americanos.
Desde 1998, cerca de 40 companhias de diferentes setores fizeram aquisições planejadas, mudando a sede das empresas para obter vantagens tributárias.
Dados da consultoria e auditoria KPMG mostram que o imposto sobre as empresas canadenses é de 26,5%, enquanto nos EUA é de 40%.

Burger King - 2º tri/2014
Receita US$ 261,2 milhões
Lucro operacional US$ 151,5 milhões
Lucro líquido US$ 75,1 milhões
Número de funcionários 2,4 mil (não inclui franquias)
Tim Hortons - 2º tri/2014
Receita US$ 874,3 milhões
Lucro operacional US$ 192,4 milhões
Lucro líquido US$ 125,4 milhões
Número de funcionários 2,3 mil (não inclui franquias)

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