MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria e consumo de famílias reduzem alta de serviços

As perdas na indústria e o freio no consumo das famílias impactaram os resultados do setor de serviços. A alta de apenas 0,2% no PIB de serviços no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado, teve ajuda de dois subsetores: serviços de informaç

Da Redação

·
Indústria e consumo de famílias reduzem alta de serviços
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2014, 14:26:01 Editado em 27.04.2020, 20:09:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As perdas na indústria e o freio no consumo das famílias impactaram os resultados do setor de serviços. A alta de apenas 0,2% no PIB de serviços no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado, teve ajuda de dois subsetores: serviços de informação, com expansão de 3%; e intermediação financeira e seguros, com avanço de 2,5%. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O resultado de serviços de informação cresceu muito por causa de internet e televisão", contou Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. No caso de intermediação financeira, embora o crédito esteja em desaceleração, Rebeca explicou que as instituições financeiras têm tido aumento de receita com outros serviços que implicam cobrança de tarifas.

Também registraram resultado positivo no segundo trimestre os serviços imobiliários e aluguel (1,5%), administração, saúde e educação públicas (1,3%) e transporte, armazenagem e correios (0,9%).

Na direção oposta, houve retração nos subsetores de outros serviços (-1,6%) e comércio atacadista e varejista (-2,4%). "O comércio atacadista está completamente relacionado à industria de transformação, por isso foi afetado nesse trimestre e está com queda", justificou Rebeca. Segundo a gerente do IBGE, o PIB de serviços é impactado tanto pela indústria quanto pelo consumo das famílias.

"Uma parte grande de serviços vai para o consumo das famílias, mas tem uma parte também que é a consumida pela própria indústria. Na verdade, é um misto das duas coisas. E tem parte que é exportada, mas é bem menor. Os serviços são muito mais influenciados pelo mercado interno do que externo. Os serviços são prestados a empresas, ou a outras empresas de serviços ou à indústria ou agropecuária, ou tem como destino o consumo das famílias", explicou ela.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria e consumo de famílias reduzem alta de serviços"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!