MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mercado reduz pela 14ª vez previsão de alta da economia

SÃO PAULO, SP - O mercado reduziu para 0,52% a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano, segundo o Boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (1º). Foi a 14ª diminuição consecutiva.Na semana passada, a sondagem, feita pel

Da Redação

·
Mercado reduz pela 14ª vez previsão de alta da economia
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2014, 12:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O mercado reduziu para 0,52% a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano, segundo o Boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (1º). Foi a 14ª diminuição consecutiva.

continua após publicidade

Na semana passada, a sondagem, feita pelo BC com economistas de várias instituições financeiras, apontava alta de 0,70% em 2014.

A queda nas estimativas vem após a divulgação, na sexta-feira (29), do PIB no segundo trimestre. O PIB brasileiro caiu 0,6% no período ante os três primeiros meses de 2014. Em relação ao segundo trimestre de 2013, a economia do país encolheu em 0,9%.

continua após publicidade

Como o resultado do primeiro trimestre foi revisado para queda de 0,2% (contra alta de 0,2% informado anteriormente), segundo parte dos economistas, o país entrou em recessão técnica.

Os resultados apresentados pelo IBGE ficaram piores do que as previsões de mercado. A média das projeções de bancos e consultorias apontava para uma queda de 0,4% frente ao primeiro trimestre e de 0,5% na comparação com o mesmo período de 2013, segundo pesquisa da Bloomberg.

Para o ano que vem, a expectativa dos economistas ouvidos pelo BC é de expansão de 1,10% do Produto Interno Bruto, ante 1,20% na pesquisa anterior.

continua após publicidade


INFLAÇÃO

Em relação à inflação, a projeção para a alta do IPCA neste ano permaneceu em 6,27%, enquanto para 2015 foi ajustada a 6,29%, ante 6,28%.

Para os preços administrados, um dos principais vilões da inflação neste ano, a projeção de inflação caiu 0,05 ponto percentual para 2014, a 5,05%, e foi mantida em 7% para o ano que vem.

continua após publicidade

Em 12 meses, o IPCA vem se mantendo em torno do teto da meta do governo, que é de 6,5%. A expectativa fica para a divulgação na sexta-feira (5) dos números de agosto do indicador.

Para os próximos 12 meses, o Focus mostrou que o mercado manteve a previsão de alta do IPCA em 6,24%.


JUROS

Sobre a Selic, a mediana das estimativas aponta que o mercado manteve a expectativa de que a taxa básica de juros encerrará este ano nos atuais 11%. Em 2015, o mercado volta a ver os juros a 11,75%, contra 12% na pesquisa anterior.

Segundo os economistas consultados, o início do ciclo de aperto monetário será em março, com alta de 0,50 ponto percentual, sem mudanças.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mercado reduz pela 14ª vez previsão de alta da economia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!