MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fisco regulamenta tributação pela Lei das Coligadas

A Receita Federal explicou nesta sexta-feira, 19,a Instrução Normativa 1.493, que regulamenta alguns artigos da Lei nº 12.973, a Lei das Coligadas. A medida cria o instrumento contábil "adoção inicial" para ajudar na transição do regime tributário sem ger

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2014, 16:58:01 Editado em 27.04.2020, 20:08:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Receita Federal explicou nesta sexta-feira, 19,a Instrução Normativa 1.493, que regulamenta alguns artigos da Lei nº 12.973, a Lei das Coligadas. A medida cria o instrumento contábil "adoção inicial" para ajudar na transição do regime tributário sem gerar impactos. Com ele, as empresas vão comparar subcontas e itens que eram registrados no regime antigo com seus equivalentes no novo regime. A diferença entre eles será usada para evitar aumento da carga tributária.

Com a conversão da Medida Provisória 627 para a Lei nº 12.973, as empresas vão abandonar o Regime Tributário de Transição (RTT), que estava em vigor desde que o Brasil passou a adotar normas de contabilidade internacional, a IRFS. Esse regime foi adotado para garantir a neutralidade tributária. Com a Lei das Coligadas, esse regime deixou de ser necessário.

A norma publicada hoje no Diário Oficial detalha como as empresas farão essa operação. A norma manda que se crie subcontas que sejam equivalentes no regime novo e antigo. Elas terão de ser comparadas e a diferença entre elas será usada para cálculo do imposto a ser pago. Na prática, o objetivo é evitar que aumente a base de tributação. A Receita usou o exemplo de uma máquina que tinha valor de R$ 100 no regime antigo. Com a passagem para o novo, esse valor subiu para R$ 180, o que levaria a uma cobrança maior de imposto. Com a comparação entre as subcontas, essa diferença será equalizada e a neutralidade tributária garantida.

A Receita informou ainda que até novembro irá publicar uma regulamentação mais ampla da Lei das Coligadas e que o lucro de 2014, para a maioria das empresas, será tributado pelas regras antigas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fisco regulamenta tributação pela Lei das Coligadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!