MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

TAM não recorre de condenação por cartel e faz acordo com o Cade

RENATA AGOSTINI BRASÍLIA, DF - A companhia aérea TAM desistiu de recorrer à Justiça contra a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que a condenou por formação de cartel em 2004. A empresa vinha tentando sem sucesso anular a deci

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2014, 23:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:07:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RENATA AGOSTINI
BRASÍLIA, DF - A companhia aérea TAM desistiu de recorrer à Justiça contra a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que a condenou por formação de cartel em 2004.
A empresa vinha tentando sem sucesso anular a decisão, que envolvia o pagamento de R$ 633,7 mil em multa. Decidiu então encerrar a disputa e firmar um acordo com o órgão antitruste.
Com isso, concordou em pagar R$ 1,2 milhão, referente à multa aplicada na ocasião e como garantia de que cumprirá outras exigências feitas pelo Cade no momento da decisão.
Os temos do acordo foram aprovados pelo Tribunal do Cade nesta quarta-feira (1º). O valor, segundo o órgão, já foi depositado em juízo.
A TAM foi condenada por formar um cartel com as companhias Transbrasil, Varig e Vasp para inflar os preços das passagens na ponte aérea Rio-São Paulo (rota entre os aeroportos Santos Dumont e Congonhas).
Segundo investigação do órgão antitruste, as quatro empresas reajustaram os preços das passagens em 10% uma semana após a realização de uma reunião entre seus dirigentes em agosto de 1999.
Pelo acordo firmado, a TAM deve ainda publicar comunicado em seu site durante um mês, informando sobre as condições do acerto com o Cade.
Segundo o procurador-chefe do Cade, Victor Rufino, o acordo "resolve um litígio antigo e satisfaz a decisão do Cade em condições razoáveis para ambas as partes".
A TAM informa que irá cumprir o acordo homologado pelo Cade após a sua assinatura.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "TAM não recorre de condenação por cartel e faz acordo com o Cade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!