MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta surpresa da Selic faz Bolsa subir mais de 2% e derruba dólar

SÃO PAULO, SP - A inesperada alta da Selic anunciada pelo Banco Central na quarta-feira (29), de 11% para 11,25%, animou os mercados financeiros nesta quinta (30), levando o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, a fechar em alta de 2,52%, em 52.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2014, 18:38:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A inesperada alta da Selic anunciada pelo Banco Central na quarta-feira (29), de 11% para 11,25%, animou os mercados financeiros nesta quinta (30), levando o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, a fechar em alta de 2,52%, em 52.336 pontos.
O dólar comercial, usado em transações do comércio exterior, registrou queda de 2,43%, para R$ 2,408. Referência no mercado financeiro, o dólar à vista caiu 1,65%, para R$ 2,4067.
A elevação da taxa básica de juros foi bem recebida no mercado financeiro, que viu sinalização de que a política econômica do novo governo Dilma deve ser diferente, mais alinhada a uma ortodoxia e perseguição da meta de inflação, além de, na avaliação de analistas, demonstrar independência de atuação do BC, o que também agrada aos investidores.
O destaque ficou para a alta das ações de bancos, beneficiadas pela elevação da Selic -que pode implicar aumento de juros cobrados em financiamentos, segundo disse o próprio BC hoje.
Em seu relatório do início do dia, o analista Ricardo Kim, da XP Investimentos, já previa que hoje o mercado daria "um voto de confiança" ao governo após o aumento da Selic. E isso foi o que se observou ao longo do dia.
Para os analistas Daniel Liberato e Felipe Silveira, da Coinvalores, os agentes do mercado já previam que 2015 seria um ano de ajuste, mas, depois da campanha eleitoral, havia dúvida de quanto ajuste seria feito e quando ele iria começar.
"O efeito [da alta da Selic] foi tão positivo que até ações de setores que normalmente perdem no curto prazo com aumento de juros, como varejistas e segmentos de consumo, subiram hoje", dizem os analistas da Coinvalores.
Isso porque, dizem eles, o sinal passado pela alta dos juros é de ajuste mais forte agora e melhoria na economia no futuro, o que acaba beneficiando tais segmentos.
A alta da Selic teve um efeito ainda mais curioso no mercado de dólar. No final de cada mês, tradicionalmente, a cotação da moeda tende a subir para a formação da taxa Ptax, média que baliza contratos indexados na moeda estrangeira.
E nesta quinta-feira (30) o valor do dólar caiu. O fato foi destacado por Riberto Frederico, operador de câmbio atacado da Ourominas. "Hoje era um dia para o dólar subir, com a formação da Ptax e o anúncio do Fed [BC dos EUA] ontem, de cortar o programa de incentivos à economia dos Estados Unidos, mas ainda assim ele caiu por causa da alta da Selic", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta surpresa da Selic faz Bolsa subir mais de 2% e derruba dólar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!