MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Instituto Oceanográfico da USP vai doar navio ao Uruguai

O histórico navio de pesquisa Professor W. Besnard, antecessor do Alpha Crucis na frota do Instituto Oceanográfico da USP, deverá ser doado para o Uruguai, para ser reformado e colocado de volta em atividade. "Acredito que é a melhor solução, o destino ma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.07.2014, 08:09:01 Editado em 27.04.2020, 20:10:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O histórico navio de pesquisa Professor W. Besnard, antecessor do Alpha Crucis na frota do Instituto Oceanográfico da USP, deverá ser doado para o Uruguai, para ser reformado e colocado de volta em atividade. "Acredito que é a melhor solução, o destino mais nobre para ele", diz o diretor do instituto, Frederico Brandini. "Assim ele voltará a singrar os mares e a contribuir para o conhecimento do Atlântico Sul por mais alguns anos."

continua após publicidade

Construído no fim da década de 1960, com 49 metros de comprimento, o Besnard foi o "barco-chefe" e ícone da oceanografia acadêmica brasileira durante 40 anos, até ser atingido por um incêndio interno, em 2008. Ele permanece encostado no Porto de Santos, aguardando uma decisão sobre o seu destino e vendo sua estrutura se deteriorar cada vez mais.

As possibilidades que estavam sob análise incluíam transformá-lo em um museu ou afundá-lo, para se tornar um recife artificial. Diante do interesse do governo uruguaio de "adotá-lo", porém, a congregação do IO optou por fazer a doação. A decisão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário da USP. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Instituto Oceanográfico da USP vai doar navio ao Uruguai"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!