MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Jornalistas denunciam na OEA falta de liberdade de imprensa no país

Por Lígia Mesquita BUENOS AIRES, ARGENTINA, 1º de novembro (Folhapress) - Em uma audiência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), na tarde de hoje, em Nova York, dois jornalistas argentinos acusaram

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.11.2013, 20:43:00 Editado em 27.04.2020, 20:22:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Lígia Mesquita

BUENOS AIRES, ARGENTINA, 1º de novembro (Folhapress) - Em uma audiência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), na tarde de hoje, em Nova York, dois jornalistas argentinos acusaram o governo de Cristina Kirchner de cercear a liberdade de imprensa no país.

Joaquín Morales Solá, colunista do jornal "La Nación" e do canal a cabo TN, do Clarín, e Magdalena Ruiz Guiñazu, apresentadora da Rádio Continental, representaram um grupo que inclui outros 5 jornalistas do país.

Solá falou em "represálias que se são através da demonização do jornalismo independente". Segundo o jornalista, o Estado promove uma censura indireta utilizando-se de diversos meios para difamar os jornalistas que têm uma visão crítica ao governo.

Já Magdalena contou um episódio ocorrido há três anos em que foi submetida a "um julgamento ético e popular" na frente da Casa Rosada, no qual foi acusada falsamente de ter sido chefe de imprensa do Ministério da Economia durante a ditadura.

Dois membros do governo argentino também participaram da audiência.

A embaixadora argentina na OEA, Nilda Garré, classificou a exposição dos jornalistas como "a voz das corporações".

Nesta semana, o governo ganhou na Justiça uma batalha de quatro anos contra o grupo de mídia Clarín, principal crítico à gestão de Cristina. A Corte Suprema declarou constitucional quatro artigos antimonopólio da Lei de Mídia que eram questionados pela empresa.

A OEA reconheceu neste ano que a Lei de Mídia "representa um importante avanço" na Argentina.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Jornalistas denunciam na OEA falta de liberdade de imprensa no país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!