MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo paulista estuda ação contra o AC

Por Felipe Souza SÃO PAULO, SP, 24 de abril (Folhapress) - A secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, afirmou na noite de hoje que o governo paulista estuda entrar com uma ação contra o Acre por conta do envio, sem aviso prévio, de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.04.2014, 19:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Felipe Souza

SÃO PAULO, SP, 24 de abril (Folhapress) - A secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, afirmou na noite de hoje que o governo paulista estuda entrar com uma ação contra o Acre por conta do envio, sem aviso prévio, de um grande número de imigrantes haitianos.

"Desde o feriado [de Páscoa], houve um fluxo de 500 pessoas ao mesmo tempo, sem avisar, para São Paulo. Esse número é o de pessoas que passou pela Missão de Paz, e ainda não sabemos quantos [haitianos] podem estar espalhados pela cidade", afirmou a secretária.

Ainda de acordo com ela, "haitianos disseram que saíram em aviões da FAB de Brasileia (AC) para Porto Velho (RO), onde receberam passagens de ônibus para São Paulo e outros Estados". Arruda afirmou ainda que o alvo da possível ação é o governo do Acre, mas pode se estender a Rondônia.

"Temos precedentes já julgados pela Corte Europeia de Diretores Humanos. Há uma cláusula que diz que um país deve avisar o outro quando há um grande deslocamento de pessoas. O nosso objetivo é que haja responsabilização do governo do Acre em face dessa violação da dignidade dessas pessoas", disse.

A secretária afirmou que terá uma reunião amanhã à tarde com autoridades do Estado e de outras instituições para saber como proceder.

Abrigo

Arruda visitou hoje a paróquia Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério, região central da capital, onde estão abrigados cerca de 200 haitianos. No local, eles dormem no chão, improvisando colchões com cobertas e outros pertences.

Ontem, ela já havia chamado de "irresponsável" a conduta do governo do Acre ao facilitar a vinda de 400 haitianos para São Paulo nos últimos 15 dias. Para ela, existe um risco real dos imigrantes do Haiti serem aliciados para trabalho escravo ou até mesmo pelo tráfico de drogas.

O acampamento, que é capaz de receber 300 pessoas por vez, está atualmente com 1.200 abrigados.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo paulista estuda ação contra o AC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!