MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Buraco negro gigante é encontrado em galáxia anã através do Hubble

Da Redação

·
 Buraco negro gigante é encontrado dentro de galáxia anã
Icone Camera Foto por Foto: Nasa
Buraco negro gigante é encontrado dentro de galáxia anã
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2014, 22:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:08:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Com o auxílio de dados obtidos pelo telescópio Hubble e de observações feitas em terra pelas agências espaciais americana (NASA) e europeia (ESA), astrônomos encontraram um gigantesco buraco negro em um lugar inesperado: dentro de uma das menores galáxias conhecidas.

Há também um buraco negro no centro da nossa Via Láctea. Mas aquele, localizado na pequena e densa galáxia M60-UCD1 – a 50 milhões de anos-luz daqui , tem 5 vezes a massa do nosso.

Buracos negros são entidades espaciais ultracompactas que tem um campo gravitacional tão forte que atrai até a luz. Buracos negros supermaciços - que têm massa pelo menos de um milhão de vezes a do nosso Sol– provavelmente estão no centro de várias galáxias.

O diâmetro da M60-UCD1 é de 300 anos-luz –apenas 0,2% do diâmetro da Via Láctea. Com um buraco negro tão desproporcional para o tamanho da galáxia, os astrônomos ficaram intrigados.

Uma hipótese para explicar essa inusitada existência é que galáxias como a M60-UCD são pedaços remanescestes da colisão de galáxias gigantescas. "Não conseguiríamos explicar de outra maneira a existência de um buraco negro numa espaço tão pequeno", diz o astrônomo da Universidade de Utah, Anil Seth.

Esses achados sugerem que há outros buracos negros que não estavam sendo contabilizados, e que eles podem aparecer mesmo em lugares antes considerados improváveis. O estudo foi publicado nesta quinta (18) na revista científica "Nature".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

Deixe seu comentário sobre: "Buraco negro gigante é encontrado em galáxia anã através do Hubble"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!