MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Promotoria de Minas investiga barragem com sacos de areia feita pela Sabesp

CAMILA TURTELLI RIBEIRÃO PRETO, SP - O Ministério Público de Minas Gerais pediu que um perito avalie a situação da barragem feita com sacos de areia pela Sabesp no rio Canoas, entre Franca (a 400 km de São Paulo) e Claraval (MG). O promotor de Ibiraci

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2014, 18:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:08:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CAMILA TURTELLI
RIBEIRÃO PRETO, SP - O Ministério Público de Minas Gerais pediu que um perito avalie a situação da barragem feita com sacos de areia pela Sabesp no rio Canoas, entre Franca (a 400 km de São Paulo) e Claraval (MG).
O promotor de Ibiraci (MG), André Fernando Colucço, quer saber se a barragem prejudica o abastecimento da zona rural do município mineiro.
"É preciso elaborar um plano para que esta barragem deixe uma vazão mínima de forma que não prejudique a irrigação no município de Claraval", afirmou.
Colucço começou a investigação depois de ter sido procurado pelo prefeito de Claraval, Juliano Diogo Pereira (PSD).
"Estamos vendo quais medidas precisam ser tomadas para que nossa população não seja prejudicada", disse Pereira.
Claraval está racionando água desde o dia 13, segundo o prefeito. O abastecimento da cidade é feito por poços profundos que, com a estiagem, tiveram o nível reduzido.
Diariamente o abastecimento é cortado por quatro horas para toda a cidade.
Por estar na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, o rio Canoas é federal.
Segundo a ANA (Agência Nacional das Águas), a licença emergencial para o uso da barragem foi emitida e seria publicada ainda nesta sexta-feira (19).
A barragem com sacos de areia no encontro entre o rio Canoas e o córrego Pouso Alegre foi colocada em funcionamento na última quarta-feira (17), para evitar o desabastecimento na cidade.
A medida foi tomada após o rio e o córrego -principais mananciais da cidade- registrarem quedas na vazão de 30% e 80%, respectivamente.
Uma segunda barragem similar já está sendo construída também para servir como captação complementar.
Cerca de 90 mil pessoas foram atingidas em Franca com problemas de desabastecimento entre segunda-feira (15) e quarta (17), segundo a Sabesp.
O abastecimento desta parte da população foi solucionado na quarta, quando a barragem emergencial entrou em funcionamento.
A reportagem procurou a Sabesp para comentar a investigação do Ministério Público, mas não teve resposta até a tarde desta sexta-feira (19).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Promotoria de Minas investiga barragem com sacos de areia feita pela Sabesp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!