MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Protesto contra falta dÂ’água em Itu acaba em vandalismo

Em mais um protesto contra a falta de água, manifestantes promoveram nesta segunda-feira, 29, atos de vandalismo pela cidade de Itu. Foi o terceiro em uma semana. Depois de se reunirem com cerca de 400 pessoas na frente da Prefeitura, dezenas de jovens sa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2014, 10:30:01 Editado em 27.04.2020, 20:08:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em mais um protesto contra a falta de água, manifestantes promoveram nesta segunda-feira, 29, atos de vandalismo pela cidade de Itu. Foi o terceiro em uma semana. Depois de se reunirem com cerca de 400 pessoas na frente da Prefeitura, dezenas de jovens saíram às ruas, fecharam avenidas, atearam fogo em lixo e placas de políticos, reviraram caçambas e depredaram placas de trânsito. Dois rapazes foram presos e seis bombas caseiras foram apreendidas. Ao contrário das duas vezes anteriores, não houve confronto entre manifestantes e PMs, que acompanharam a manifestação de longe.

continua após publicidade

O protesto começou às 16 horas na frente da prefeitura, cujos funcionários foram liberados mais cedo, enquanto cerca de 70 guardas municipais e 15 policiais militares faziam um cordão para evitar a invasão do prédio. Antes do protesto, representantes dos manifestantes, Guarda Municipal e PM se reuniram para tomar medidas que pudessem evitar o confronto. Os PMs permaneceram de longe, alguns filmando a ação dos manifestantes.

Cerca de 400 pessoas participaram dos protestos, que teve até um caixão de madeira para simbolizar a morte do município por falta de água. Horas depois, cerca de 100 jovens, segundo a PM, saíram pelas ruas praticando atos de vandalismo. Eles foram até a frente da casa do prefeito Antônio Tuíze (PSD).

continua após publicidade

Depois, interditaram a Avenida Ermelindo Mafei, revirando uma caçamba de entulho no meio da via e atearam fogo em lixo e objetos que encontravam pela frente. O grupo também ocupou a Avenida Otaviano Mendes, sentando no meio da via.

Emergência

A população de 50 mil habitantes convive com um racionamento há oito meses e pede que o município decrete estado de emergência ou calamidade, com o que não concorda o prefeito. Tuíze não estava na cidade. Seus assessores disseram que ele estava em viagem a São Paulo. O secretário de Segurança, Marco Antônio Augusto, porta-voz do Comitê da Gestão da Água, criado na semana passada para gerenciar a crise, recebeu um grupo de manifestantes.

continua após publicidade

Depois de tentar amenizar a situação, dizendo que a chuva do fim de semana já ajudou a melhorar a pressão da água para alguns bairros, Augusto descartou atender ao pedido dos moradores. "Ainda não cabe essa solicitação", disse.

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Protesto contra falta dÂ’água em Itu acaba em vandalismo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!