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Malha rodoviária paranaense é a melhor do Sul do Brasil

A pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada na última quinta-feira (16/10) aponta que o Paraná continua com as melhores estradas da região Sul do Brasil e a quarta melhor malha rodoviária do País. Foram avaliados 5.879 quilômetros d

Da Redação

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Publicado em 17.10.2014, 14:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:48
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A pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada na última quinta-feira (16/10) aponta que o Paraná continua com as melhores estradas da região Sul do Brasil e a quarta melhor malha rodoviária do País. Foram avaliados 5.879 quilômetros de rodovias que cortam o Estado. Das rodovias avaliadas, 49,3% estão em ótimas e boas condições e 33,2% estão regulares. Com o resultado, o Paraná fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

“Esse é o resultado do pesado investimento que o Governo do Paraná fez na atual gestão para recuperar a malha rodoviária, que estava muito danificada”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Com isso, o custo Brasil está diminuindo, como também o custo de manutenção do setor de transporte”, afirmou.

Entre as rodovias que estão em bom estado, segundo a pesquisa CNT, estão as PR-092 (128 quilômetros), PR-151 (151 quilômetros), PR-407 (19 quilômetros) e a PR-445. Também estão incluídas como em bom estado as ligações entre Curitiba e São Paulo (BR-116), Cascavel e Ourinhos (SP) (BRs-158, 369, 376 e PR-317), Paranaguá e Foz do Iguaçu (BRs-116, 277, 376) e entre Curitiba e Jaguarão (RS) (BRs-116 e 293).

INVESTIMENTOS – No Paraná, de 2011 a 2014 foram investidos R$ 860 milhões, no maior programa de manutenção e conservação de rodovias. Cerca de 12 mil quilômetro de rodovias recebem serviços para melhorar a condição de tráfego.

Os investimentos totais no sistema rodoviário paranaense somam R$ 3,43 bilhões e incluem, além de manutenção e conservação, também obras de duplicação, pavimentação, trincheiras, passarelas, terceiras faixas e projetos de engenharia.

No programa de duplicação, estão as obras em 396 quilômetros. A meta até 2018 é concluir 750 quilômetros, o que se constitui no maior programa de duplicações da história do Paraná. Os investimentos contemplam, ainda, construção de 35 viadutos, 24 trincheiras, oito pontes sobre rios e ferrovias, nove passarelas, além da inclusão de 25 quilômetros de marginais e terceiras faixas. A construção de calçadas e de ciclovias também está programada.

O secretário de Infraestrutura e Logística afirma que nos próximos quatro anos o Governo do Paraná continuará investindo pesado na ampliação da capacidade de tráfego, com obras no Anel de Integração e nos principais gargalos do Estado. “Com isso, vamos ampliar a segurança para os usuários e melhorar o transporte de mercadorias de produtos paranaenses, o que resulta em aumento de exportações pelo Porto de Paranaguá”, disse Richa Filho

OBRAS – Alguns dos exemplos de obras que estão em andamento são as duplicações entre Guarapuava e a região de Relógio na BR-277 (6,5 quilômetros), Campo Mourão a Floresta na PR-317 (53 quilômetros), Londrina a Warta na PR-445 (22 quilômetros), Maringá e Paiçandu na PR-323 (4 quilômetros) e Ponta Grossa a Apucarana na BR-376 (220 quilômetros).

Também na BR-376 está em execução o contorno de Mandaguari, com 11 quilômetros de novas pistas. Está em andamento a duplicação e ampliação da PR-407 em Paranaguá - sentido Praia de Leste, no Litoral do Estado (3,5 quilômetros).

Foram entregues a duplicação de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira (BR-277) e o contorno de Campo Largo (BR-277), com 11 quilômetros de pistas duplicadas.

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