MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Área atingida pelo fogo quase duplica em 24 horas na região serrana do Rio

BRUNA FANTTI SÃO PAULO, SP - Um levantamento realizado ontem (18) indica que a área de vegetação atingida pelo fogo no parque nacional da serra dos Órgãos, região serrana do Rio, quase dobrou em 24 horas, passando de 700 para 1.330 hectares. A informação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2014, 14:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRUNA FANTTI
SÃO PAULO, SP - Um levantamento realizado ontem (18) indica que a área de vegetação atingida pelo fogo no parque nacional da serra dos Órgãos, região serrana do Rio, quase dobrou em 24 horas, passando de 700 para 1.330 hectares. A informação é do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).
O levantamento foi realizado por técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e do Ibama.

De acordo com o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlinck, o aumento da área queimada ocorreu pois o fogo atingiu aos chamados campos de altitude, vegetação de grama localizada nos picos das montanhas.
"Esse é um dos ecossistemas mais raros da Mata Atlântica. O fogo avança de forma rápida, ainda mais por ser uma região aberta, com ventos. Além disso, fagulhas caem no restante da mata ainda não atingida, o que acarreta outros focos. Era algo que nos preocupava e ocorreu neste sábado", disse.
De acordo com o Ibama, a frente de fogo estava restrita, até sexta (17), ao morro do Mamute e vinha sendo controlada pelas brigadas federais na parte oeste, próxima à Itaipava, em Teresópolis. Já neste sábado (18), foram constatados outros focos de incêndio na região dos morros do Mamute e Cubaio. Outros 420 hectares foram destruídos na região do Jacó, às margens da BR-495, e 55 hectares no Quebra Frascos, também em Teresópolis.
Para controlar o incêndio, 21 brigadistas do ICMBio foram deslocados para a parte alta do parque e pararam os trabalhos à noite. No total, cerca de 80 brigadistas do Ibama e ICMBio, incluindo 15 voluntários, estão combatendo o fogo no parque.
Neste domingo (19), segundo Berlinck, técnicos vão realizar uma estimativa de quando será possível controlar o fogo, que já dura 11 dias na região.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Área atingida pelo fogo quase duplica em 24 horas na região serrana do Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!