MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Morre Ben Bradlee, editor do "Washington Post" no caso Watergate

SÃO PAULO, SP - Morreu nesta terça-feira (21) aos 93 anos de causas naturais Ben Bradlee, ex-editor-executivo do jornal americano "The Washington Post" que comandou a repercussão provocada pelo caso Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Ni

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2014, 23:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Morreu nesta terça-feira (21) aos 93 anos de causas naturais Ben Bradlee, ex-editor-executivo do jornal americano "The Washington Post" que comandou a repercussão provocada pelo caso Watergate, que levou à renúncia do presidente Richard Nixon em 1974.
Bradlee exerceu o cargo na publicação da capital americana entre 1968 e 1991 e virou uma das figuras mais importantes da história do jornalismo americano. No período em que comandou o jornal, o "Washington Post" tornou-se um dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos.
Ele chefiou os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein no relato do caso, que estabeleceu a relação entre o assalto à sede do Partido Democrata americano, cujo complexo se chama Watergate, e a Casa Branca.
Bradlee deu aos dois jornalistas licença para que eles continuassem atrás dos laços entre o governo de Nixon e o crime. A publicação do caso levou o "Washington Post" a levar o Prêmio Pulitzer, o mais importante do jornalismo americano.
Dentre as autorizações dadas pelo então editor aos repórteres, estava o uso das declarações do "Garganta Profunda", a fonte dos repórteres que não quis se identificar. Ao todo, foram publicadas 400 reportagens sobre o caso em 28 meses.
Além do livro sobre a cobertura, o caso levou ao filme "Todos os Homens do Presidente", além de inspirar uma geração de jornalistas.
Questionado sobre o caso no American Journalism Review, Bradlee disse que a maior lição que o caso dava era a "teimosia" do jornal. "O fato é que nós nos agachamos e apoiamos o cavalo certo. Acho que foi uma lição maravilhosa para os editores também".
Além do comando no caso Watergate, Bradlee esteve no comando do jornal em 1981, quando a publicação devolveu um prêmio Pulitzer após se descobrir ser falsa uma reportagem sobre uma criança de oito anos viciada em drogas.
O ex-editor do "Washington Post" foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil nacional, pelo presidente Barack Obama.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Morre Ben Bradlee, editor do "Washington Post" no caso Watergate"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!