MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Órgão de direitos humanos da ONU pede eleição aberta em Hong Kong

SÃO PAULO, SP - O Comitê de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quinta-feira (23) à China que garanta o sufrágio universal em Hong Kong, incluindo o direito de que os candidatos concorram às eleições sem estarem sujeitos a vetos. O painel de 18 especial

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2014, 13:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O Comitê de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quinta-feira (23) à China que garanta o sufrágio universal em Hong Kong, incluindo o direito de que os candidatos concorram às eleições sem estarem sujeitos a vetos.
O painel de 18 especialistas independentes, que monitora o cumprimento de um tratado internacional sobre direitos civis e políticos, decidiu manifestar o pedido à China durante reunião em que expressou preocupação com os planos de Pequim de vetar candidatos na antiga colônia britânica.
O comitê concordou sobre "a necessidade de garantir o sufrágio universal, o que significa tanto o direito de se eleger como o direito de votar", disse Konstantine Vardzelashvili, que comandou a reunião.
"As principais preocupações dos membros do comitê foram focadas no direito de concorrer à eleição sem restrições despropositadas", acrescentou.
Manifestantes pró-democracia ocupam as principais ruas de Hong Kong há quase mês em protesto contra o plano do governo central para as eleições locais de 2017.
Enquanto haveria o sufrágio universal, os candidatos seriam escolhidos por um comitê composto por 1.200 membros, separados por setores variados, de associações empresariais e de classe a membros do Legislativo.
Os ativistas afirmam que as regras representam uma "falsa democracia", já que o comitê é dominado por grupos simpáticos ao governo chinês
Nesta quarta (22), os manifestantes marcharam à residência do chefe do Executivo, Leung Chun-ying, do qual exigem a renúncia.
As primeiras conversas entre manifestantes e governo na terça (21) não deram nenhum resultado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Órgão de direitos humanos da ONU pede eleição aberta em Hong Kong"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!