MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Novos bônus para economia de água entram em vigor a partir de novembro

SÃO PAULO, SP - A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento na Grande São Paulo, informou nesta quinta-feira (23) que os dois novos bônus para quem economizar água entrarão em vigor a partir de novembro. O desconto para quem reduzir o gasto em menos

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2014, 16:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento na Grande São Paulo, informou nesta quinta-feira (23) que os dois novos bônus para quem economizar água entrarão em vigor a partir de novembro. O desconto para quem reduzir o gasto em menos de 20% será concedido, portanto, na conta de água do mês de dezembro.

continua após publicidade

Nesta quinta, a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) publicou no "Diário Oficial" de São Paulo a autorização para ampliar o desconto da água. O beneficio é válido para as regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas (a 93 km da capital paulista).

Pelas novas regras, quem conseguir economizar de 10% a 15%, ganhará uma redução de 10% na conta de água. Se o consumo cair de 15% a 20%, o desconto será de 20%. O bônus antigo, que concede redução de 30% para quem atingir o patamar de 20% de economia, continua em vigor.

continua após publicidade

Na semana passada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), havia dito que o desconto seria concedido de forma escalonada para quem economizasse abaixo de 20%.

A proposta chegou a ser sugerida para a Sabesp, mas, segundo a reportagem apurou, os técnicos da empresa avaliaram que a iniciativa teria um custo muito grande e, portanto, considerado inviável financeiramente.

A empresa apresenta atualmente um rombo financeiro de R$ 1,3 bilhão, o que tem levado o atual governo estadual a estudar o repasse desse prejuízo ao consumidor.

continua após publicidade

Sem adotar o rodízio no abastecimento, o bônus é uma das principais medidas do governo para a redução do consumo de água na crise.

O objetivo do novo modelo é motivar as pessoas que não têm conseguido atingir a meta atual a continuarem economizando.
Em setembro, 26% dos usuários reduziram o consumo, mas não chegaram ao patamar exigido. Outros 49% conseguiram o bônus e 25% gastaram mais água.

A previsão da administração estadual é de que, caso não chova o suficiente nas próximas semanas, a segunda cota do volume morto comece a ser utilizada a partir do mês que vem.

continua após publicidade


As cidades em que valerão os novos descontos:

Região metropolitana de São Paulo: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista

Região metropolitana de Campinas e região bragantina: Bragança Paulista, Hortolândia, Itatiba, Joanópolis, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Novos bônus para economia de água entram em vigor a partir de novembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!