MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sabesp inclui 2º volume morto em medição diária do Cantareira

GIOVANNA BALOGH SÃO PAULO, SP - A Sabesp divulgou nesta sexta-feira (24) o índice do sistema Cantareira já incluindo a segunda cota do volume morto. O sistema, que pela primeira vez opera com 3% de sua capacidade, saltou para 13,6%. O índice, que norma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2014, 11:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIOVANNA BALOGH
SÃO PAULO, SP - A Sabesp divulgou nesta sexta-feira (24) o índice do sistema Cantareira já incluindo a segunda cota do volume morto. O sistema, que pela primeira vez opera com 3% de sua capacidade, saltou para 13,6%.
O índice, que normalmente é divulgado por volta das 9h, só foi informado no site por volta das 11h. Os índices dos outros reservatórios, no entanto, eram informados normalmente desde cedo.
Nesta sexta, o índice sem o volume morto seria de 2,8%,
Questionada, a Sabesp informou que incorporou os dados da segunda cota do volume morto, mas que ainda não está sendo captado pois o reservatório ainda não secou totalmente.
O sistema Cantareira bateu mais um recorde negativo e opera nesta sexta-feira (24) pela primeira vez com menos de 3% da sua capacidade.
De acordo com dados da Sabesp, a situação também é critica no sistema Alto Tietê que opera com 8%.
Reportagem desta sexta da Folha de S.Paulo mostra que outubro deve terminar com menos da metade das chuvas previstas para a região do sistema Cantareira.
Segundo dados da Sabesp, a média histórica de chuvas para o mês nas represas do sistema é de 130,8 mm. Até esta sexta, o reservatório havia recebido apenas 25 mm, ou 19% do esperado.
A previsão de chuvas para a região até o final do mês é de cerca de 35 mm. Caso se concretize, outubro totalizaria 60 mm, menos da metade (46%) da média para o mês.
Seria o pior índice de chuvas durante um mês de outubro desde 2003, último dado disponibilizado pela Sabesp.
A previsão de chuva foi feita pela Somar Meteorologia e já inclui um gradual aumento de nebulosidade no próximo final de semana.
A escassez de chuva neste mês se deve à ocorrência seguida de massas de ar quente, que impediram a chegada de frentes frias vindas do Sul.
A expectativa é que a primeira etapa do volume morto (reserva abaixo do ponto de captação) do Cantareira terminaria no dia 10 de novembro.
Há um mês, o secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, estimou que a reserva acabaria no dia 21 de novembro.
Com o atual ritmo de consumo e chuvas, a segunda cota do volume morto terminaria no dia 13 de janeiro.
A Sabesp alega, no entanto, não ter previsão para utilizar essa nova cota, esperando pelas chuvas de verão.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sabesp inclui 2º volume morto em medição diária do Cantareira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!