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2 - Moradores protestam contra instalação de ciclovia

SÃO PAULO, SP - No dia em que o prefeito Fernando Haddad (PT) pedalou pelas ruas do centro da cidade, moradores da zona sul protestavam contra as instalações de uma ciclovia em ruas residencias no bairro de Interlagos. Na manhã desta quinta-feira (30),

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2014, 15:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:22
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SÃO PAULO, SP - No dia em que o prefeito Fernando Haddad (PT) pedalou pelas ruas do centro da cidade, moradores da zona sul protestavam contra as instalações de uma ciclovia em ruas residencias no bairro de Interlagos.
Na manhã desta quinta-feira (30), moradores fecharam a rua, colocaram faixas e cartazes e ainda atearam fogo em pneus e objetos.
A comerciante Maria de Lourdes Andrade Jardim, 57, diz que estão organizando um abaixo-assinado contra a instalação da faixa exclusiva para bikes.
Segundo ela, ninguém da prefeitura avisou sobre a mudança nem apontou alternativas de estacionamento para quem vive na região. "Trabalho com entrega de água e várias vezes ao dia paro no portão da minha casa para carregar. Agora serei impedida de parar na frente da minha própria casa", reclama.
Os moradores dizem que a rua, por ser do lado da estação de trem Autódromo, da linha 9-esmeralda da CPTM, vive cheia. "Muitas pessoas estacionam o carro aqui e vão para a estação a pé. A rua fica lotada e só tiram à noite os carros", diz. Lourdes comenta que a rua é muito movimentada porque é mão-dupla e caminho de várias linhas de ônibus.
A região é bastante residencial e boa parte dos moradores, explica Lourdes, param os carros na rua. "A prefeitura acha que pode sair pintando onde quer sem nem pedir licença?", questiona.
A vizinha de Lourdes, Rosimeire Pereira Lima Reis, 47, diz que para ela não altera muito a ciclovia pois nunca estacionou na frente de casa. "Como tenho medo de assalto, coloquei portão eletrônico e nunca paro na rua. Mas, meus vizinhos reclamam muito pois não tem onde parar", comenta.
Procurada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que a criação de novas ciclovias, assim como a implantação de faixas de ônibus, significa uma mudança cultural no sentido de valorizar o transporte coletivo ou alternativas para a cidade.
A companhia diz ainda que a elaboração de novos projetos é feita analisando as características da região, como presença de ciclistas na via, volume de trânsito, composição da frota e se a área é, por exemplo, residencial ou comercial.
"Todas essas características interferem na seleção das vias destinadas a compor a malha cicloviária assim como definem o tipo de espaço de circulação cicloviária mais adequado para a situação, optando-se preliminarmente pela segregação do fluxo ciclístico em relação ao fluxo motorizado através de ciclovia, ciclofaixa, tráfego compartilhado (calçada) ou via ciclável, tendo como principal objetivo garantir o trajeto que ofereça maior segurança e conforto ao ciclista", diz nota enviada pela CET.
A CET diz também que está aberta para conversar e que o plano de mobilidade cicloviária está sendo estruturado dentro das normas estabelecidas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
A gestão Haddad planeja entregar 400 km de ciclovias até o fim de 2015.

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