MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputados votarão reforma política nos dias 9 e 10 de abril

SÃO PAULO, SP, 2 de março (Folhapress) - O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, confirmou, nesta semana, a votação da reforma política pelo plenário nos dias 9 e 10 de abril. As informações são da Agência Brasil. Segundo o deputado Henrique Fon

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2013, 09:52:00 Editado em 27.04.2020, 20:33:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 2 de março (Folhapress) - O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, confirmou, nesta semana, a votação da reforma política pelo plenário nos dias 9 e 10 de abril. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da proposta, o presidente garantiu que o assunto será votado de qualquer maneira.

Fontana declarou ser um defensor ferrenho do financiamento público de campanha. O financiamento privado, argumentou ele, gera corrupção e está pautado pelo dinheiro. "O pior dos mundos é continuar com o sistema político atual", disse o parlamentar, ao deixar a reunião com o presidente da Câmara.

Quanto à formação de federações partidárias com um período mínimo de validade, Fontana afirmou que a medida dará mais "nitidez" aos projetos dos partidos.

Já as listas flexíveis garantiriam ao eleitor "o poder para decidir o resultado das eleições". Na opinião do relator, outros sistemas já discutidos, como o voto distrital e a lista fechada, não teriam apoio suficiente do Plenário para aprovação.



Pontos que serão colocados em votação

- financiamento público exclusivo de campanha;

- fim das coligações, porém permitindo que os partidos façam federações partidárias que durariam, no mínimo, quatro anos

- coincidência temporal das eleições (municipais, estaduais e federais);

- ampliação da participação da sociedade na apresentação de projetos de iniciativa popular, inclusive por meio da internet. Pela medida, 500 mil assinaturas garantiriam a apresentação de um projeto de lei; e 1,5 milhão, de proposta de emenda à Constituição (PEC);

- nova opção de lista flexível, em que o eleitor continuaria votando no deputado ou no partido, mas só o - voto na legenda é que reforçaria a lista apresentada pelo partido.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputados votarão reforma política nos dias 9 e 10 de abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!