MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ibope mostra Dilma "derretendo", diz Serra; FHC faz avaliação diferente

Por Gabriela Terenzi e Ricardo Mendonça SÃO PAULO, SP, 28 de março (Folhapress) - O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou hoje que a queda da aprovação da presidente Dilma Rousseff mostra que a petista "está derretendo". "A avaliação de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2014, 18:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Gabriela Terenzi e Ricardo Mendonça

SÃO PAULO, SP, 28 de março (Folhapress) - O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou hoje que a queda da aprovação da presidente Dilma Rousseff mostra que a petista "está derretendo".

"A avaliação de governo tem um papel determinante na eleição", completou Serra. De acordo com uma pesquisa do Ibope divulgada ontem, o índice de pessoas que consideram a gestão federal boa ou ótima caiu de 43% para 36% desde novembro.

No mesmo instante em que o ex-governador fazia essas afirmações para um grupo de repórteres, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também falava com jornalistas em outra roda, a menos de cinco metros de distância. E fazia uma avaliação diferente. Segundo FHC, pesquisas feitas agora "não ditam o que vai acontecer".

"O cenário eleitoral não está posto. População não está pensando em eleição agora [...] Quando saí do governo para ser candidato à Presidência, em maio [de 1994], pensei até em desistir por causa das pesquisas. Em julho, eu estava começando a melhorar. E depois ganhei em primeiro turno", explicou FHC.

Os tucanos também fizeram comentários sobre a criação da CPI da Petrobras no Senado. Para FHC, "a CPI não pode se transformar num palco político, tem que ser realmente para investigar o que aconteceu na Petrobras porque é sério". Ele afirmou ainda que não é para ser uma CPI contra a presidente. "Até porque a Dilma teve um ato de coragem ao dizer "olha, eu não sabia daquilo", e com isso ela foi sincera", completou.

O principal objetivo da CPI seria investigar a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos, negócio que custou US$ 1,18 bilhões à estatal. Em 2005, a mesma refinaria havia sido comprada por uma empresa belga, a Astra Oil, por US$ 42,5 milhões.

Serra criticou a intenção dos governistas de incluir no rol de investigações da CPI as suspeitas de formação de cartel e fraudes em licitações de trens em São Paulo. A ideia de expandir o leque de apurações da comissão seria uma forma de atingir tucanos, já que as suspeitas pairam sobre gestões do PSDB no governo paulista de 1998 a 2008, o que abrange as gestões de Mário Covas, de Geraldo Alckmin e do próprio Serra.

"[Ampliar o leque da CPI] É acima de tudo uma postura pouco inteligente. De subestimar a inteligência das pessoas. Quando [você] é acusado de alguma coisa, você tem de se defender. Essa ideia de contra-ataque dá uma ideia de artificialidade e de pouca convicção quanto à defesa que você tem de fazer", disse o ex-governador.

Serra e Fernando Henrique participaram do seminário "O golpe de 1964: o passado e o presente 50 anos depois", evento organizado pelo instituto FHC.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ibope mostra Dilma "derretendo", diz Serra; FHC faz avaliação diferente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!