MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara suspende por 90 dias mandato de Lereia

Por Mariana Haubert BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - O plenário da Câmara aprovou na noite de hoje a suspensão do mandato do deputado Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO) por 90 dias devido ao seu envolvimento com o empresário Carlinhos Cachoeira, p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.04.2014, 20:03:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Mariana Haubert

BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - O plenário da Câmara aprovou na noite de hoje a suspensão do mandato do deputado Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO) por 90 dias devido ao seu envolvimento com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso por envolvimento com o jogo do bicho. A decisão foi aprovada por 353 deputados, sendo que 26 votaram contra.

Durante a sessão, Lereia afirmou que nunca negou ser amigo de Cachoeira. "Jamais omiti ou menti sobre essa relação", disse.

No período de afastamento, Lereia não receberá salário e benefícios e terá que abrir mão da verba de gabinete paga a todos os deputados. Ele também terá que demitir os funcionários do seu gabinete, que poderão ser recontrados quando ele voltar ao mandato.

Apesar do seu afastamento, a Câmara não convocará o suplente porque, de acordo com o regimento, um substituto só pode ser convocado se o afastamento do titular for por período superior a 120 dias.

Havia ainda a possibilidade de cassação do mandato do deputado tucano. Caso o parecer pela suspensão do mandato fosse rejeitada pelo plenário, os deputados teriam que analisar um parecer da Mesa Diretora que pedia a perda do cargo.

Em setembro do ano passado, o Conselho de Ética aprovou a suspensão por 90 dias do mandato de Carlos Alberto Leréia. Ele é acusado de envolvimento ilegal com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar um esquema de corrupção.

Os deputados aprovaram o relatório do deputado Sérgio Brito (PSD-BA) que considerou censurável a "estreita relação de amizade" entre Leréia e Cachoeira. Para o relator, as diversas gravações telefônicas entre o deputado, Cachoeira e pessoas ligadas a ele, colocaram em dúvidas seus atos e a seriedade do próprio Parlamento.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara suspende por 90 dias mandato de Lereia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!