MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Justiça recebe denúncia contra 6 acusados por atentado

RIO DE JANEIRO, RJ - A Justiça Federal do Rio abriu ação penal contra seis ex-agentes da ditadura militar (1964-1985) acusados de participar do atentado do Riocentro, em 1981.Ao receber a denúncia, a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, titular da 6ª Vara

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.05.2014, 10:46:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - A Justiça Federal do Rio abriu ação penal contra seis ex-agentes da ditadura militar (1964-1985) acusados de participar do atentado do Riocentro, em 1981.

continua após publicidade

Ao receber a denúncia, a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, titular da 6ª Vara Federal Criminal, afirmou que os crimes não prescreveram. A lista de réus inclui os generais Newton Cruz e Nilton Cerqueira e o coronel Wilson Machado, que estava no Puma em que uma bomba explodiu, matando o sargento Guilherme do Rosário.

Os oficiais foram acusados da suposta prática de crimes como tentativa de homicídio doloso, associação em organização criminosa e transporte de explosivos. A juíza aceitou a tese do Ministério Público Federal de que o Brasil deve respeitar princípio do direito internacional pelo qual os crimes contra a humanidade não prescrevem.

continua após publicidade

"Os fatos narrados na denúncia ocorreram em 30 de abril de 1981: há exatos 33 anos, portanto. Tenho, porém, que a prescrição não ocorreu", afirmou ela.
De acordo com a decisão de primeira instância, "os crimes de tortura, homicídio e desaparecimento de pessoas cometidos por agentes do Estado como forma de perseguição política, no período da ditadura militar brasileira, configuram crimes contra a humanidade".

"Segundo princípio geral de direito internacional, acolhido como costume pela prática dos Estados e posteriormente por Resoluções da ONU, os crimes contra a humanidade são imprescritíveis", prossegue a juíza.

A decisão, desta terça-feira (13), desconsiderou a tentativa dos acusados de se beneficiar da Lei da Anistia, que perdoou crimes cometidos por agentes da ditadura. A lei é de 1979, e o atentado ocorreu dois anos depois, em 1981.

continua após publicidade

Os réus ainda serão citados e poderão apresentar suas defesas à Justiça. Em março, o general Newton Cruz admitiu à Folha de S.Paulo que soube com antecedência do atentado, mas disse se considerar protegido pela Anistia.


O ATENTADO

O atentado do Riocentro foi tramado por militares insatisfeitos com o processo de abertura política no governo do general João Figueiredo. O plano era detonar bombas e causar tumulto durante um show de celebração do Dia do Trabalho no Riocentro, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio).
A ação fracassou porque um dos artefatos explodiu no colo do sargento Guilherme do Rosário, em um Puma parado no estacionamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça recebe denúncia contra 6 acusados por atentado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!