MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Senado demitirá funcionários sem concurso por equipamentos para TV

GABRIELA GUERREIRO BRASÍLIA, DF - O Senado vai exonerar servidores da área de comunicação da Casa, a maioria da TV Senado, para adquirir novos equipamentos para a emissora oficial da instituição, que está sucateada. A Casa vai reduzir em R$ 5 milhões o c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.05.2014, 19:51:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIELA GUERREIRO
BRASÍLIA, DF - O Senado vai exonerar servidores da área de comunicação da Casa, a maioria da TV Senado, para adquirir novos equipamentos para a emissora oficial da instituição, que está sucateada. A Casa vai reduzir em R$ 5 milhões o contrato de servidores terceirizados, contratados sem concurso público, na área de comunicação.
O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez o anúncio dos cortes no plenário da instituição nesta quinta-feira (15). Vestidos de preto, servidores que temem ser demitidos encheram as galerias do plenário em protesto silencioso contra a decisão da cúpula da instituição.
"Essa lógica, esse modelo, acaba limitando a capacidade de novos investimentos na modernização de áreas estratégicas. Gastou-se em gigantismo em detrimento dos investimentos em modernização", disse o senador.
Renan afirmou que a redução no contrato é necessária porque há "estruturas redundantes" na TV Senado que precisam ser acabadas, além de um excesso de servidores sem concurso realizando funções semelhantes a de efetivos. "Era uma cultura. Toda pessoa que achava importante trabalhar no Senado pendurava em um contrato de terceirização. Ao longo do ano isso aqui foi feito. Mas isso não vai mais acontecer", disse.
O Senado não tem estimativas de quantos servidores serão exonerados porque, segundo Renan, o objetivo da instituição é reduzir o preço total do contrato de terceirizados. A maneira com que a economia será alcançada vai ser planejada pela diretoria de comunicação da instituição.
Inicialmente, servidores afirmam que seriam demitidos 40% dos funcionários terceirizados. Após senadores protestarem em defesa do grupo, o comando do Senado deixou de falar em cortes de pessoal e anunciou a redução no valor total do contrato.
Segundo Renan, a área de comunicação tem hoje 286 servidores efetivos, 336 terceirizados, 12 comissionados e 20 estagiários. "Ao que tudo indica, há um relativo super dimensionamento dos quadros de nossa comunicação social que merece, de fato, um ajuste."
SUCATEAMENTO
Em março, a Folha de S.Paulo revelou que a TV Senado, criada em 1996, vive situação de sucateamento e abandono, segundo e-mails e relatos de servidores. Há funcionários trabalhando em condições insalubres e equipamentos sem manutenção por quase um mês.
A TV enfrenta cortes no orçamento, segundo servidores da Casa, devido à política de redução de gastos imposta por Renan desde que assumiu o comando da instituição.
E-mails obtidos pela Folha de S.Paulo e relatos de servidores que preferiram não se identificar revelam que os serviços de manutenção foram suspensos após o contrato para a atualização dos equipamentos ser encerrado.
Nesse período, câmeras e ilhas de edição pararam de funcionar -após ser procurada pela reportagem, a Casa firmou contrato com validade de dois meses. O Senado confirmou que a maior parte dos equipamentos da TV tem quase 15 anos de utilização.
Quando as fitas para gravação acabaram, técnicos da emissora passaram a selecionar o que seria registrado e a descartar imagens anteriores. Sem tinta para impressão, passaram a recorrer a outros departamentos do Senado.
Eles também se queixam do mau cheiro que emana do subsolo da TV, causado por um defeito na bomba que leva o esgoto do Senado até a Caesb (Companhia de Esgoto de Brasília). A situação já levou a direção da emissora a suspender o expediente por uma tarde devido ao "estado insalubre" causado pela"liberação de gases".
O Senado admite o problema e promete realizar a manutenção na bomba aos sábados.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Senado demitirá funcionários sem concurso por equipamentos para TV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!