MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Campos atribui origem do Bolsa Família a governo FHC

MARINA DIAS SÃO PAULO, SP - Pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos atribuiu a origem do Bolsa Família ao governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. Para manter o debate sobre os programas sociais em pauta, tema de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.06.2014, 19:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:12:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARINA DIAS
SÃO PAULO, SP - Pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos atribuiu a origem do Bolsa Família ao governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. Para manter o debate sobre os programas sociais em pauta, tema de bastante apelo popular, o ex-governador de Pernambuco afirmou que o ex-presidente Lula "unificou" projetos da gestão FHC e os transformou no Bolsa Família, uma das principais vitrines do governo petista.
"O presidente Fernando Henrique começou uma série de programas que atingiam 4 milhões de pessoas. O presidente Lula, depois de implantar o Fome Zero, fez a unificação desses programas e transformou-os no chamado Bolsa Família", declarou Campos nesta quarta-feira (18), durante entrevista ao programa "A Tarde é Sua", na RedeTV!. Apresentado por Sônia Abrão, a atração tem foco nas classes C e D, eleitorado predominantemente petista.
A discussão sobre os programas sociais do PT virou tema da campanha presidencial quando o pré-candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), propôs alterações na lei que criou o Bolsa Família para transformá-lo em "política de Estado" e estender o benefício por seis meses a quem conseguir emprego com carteira assinada. A ideia é tirar do guarda-chuva petista o programa de alta aprovação entre os eleitores.
Segundo Campos, porém, os projetos sociais são necessários, pois "onde há desequilíbrio [social], o Estado precisa entrar e tentar equilibrar". "Só assim a gente vai permitir que as filhas do Bolsa Família de hoje não sejam as mães do Bolsa Família de amanhã".
REINTEGRAÇÃO CAIS JOSÉ ESTELITA
Após participar do programa da TV aberta, o pernambucano comentou a reintegração de posse no Cais José Estelita, área abandonada no centro de Recife e que estava ocupada por ativistas contrários à construção de prédios residenciais e comerciais na região. Para ele, houve violência na ação da Polícia Militar e da Tropa de Choque, e esses atos "devem ser punidos na forma da lei".
"A questão que está posta não é simplesmente a da reintegração, que o governo deve apurar os atos de violência, se eles ocorreram, no cumprimento de uma ordem judicial. Se houve violência, e parece que houve pelos vídeos que vi, deve ser punida na forma da lei. Mas a questão central é a da busca de construir uma cidade mais humana, uma cidade com planejamento e o olhar da cidadania", explicou.
Sob a tutela do atual governador de Pernambuco, João Lyra (PSB), sucessor de Campos, a PM e a Tropa de Choque desocuparam o local na madrugada de terça-feira (17). Os ativistas afirmam que a ação descumpriu o acordo de esperar o fim das negociações com o poder público antes de desocupar o local. Houve confronto.
De acordo com Campos, quando ele era governador, seguia-se um "protocolo" para as reintegrações tanto urbanas como rurais, que envolviam o Ministério Público, assistentes sociais e o aviso aos advogados das partes para, segundo ele, "proteger as pessoas que estavam sendo desalojadas e também os profissionais da polícia".
No entanto, o presidenciável não quis comentar a condução do governador do Estado e seu aliado, João Lyra, diante da reintegração, considerada truculenta.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Campos atribui origem do Bolsa Família a governo FHC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!