MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

3 - PT trabalha para evitar aproximação entre Marina e Lindbergh no Rio

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ - A coordenação de campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff tenta evitar a aproximação entre o senador Lindbergh Farias (PT), candidato ao governo do Rio, e Marina Silva (PSB). A estratégia de Marina é não ap

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2014, 21:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ - A coordenação de campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff tenta evitar a aproximação entre o senador Lindbergh Farias (PT), candidato ao governo do Rio, e Marina Silva (PSB).
A estratégia de Marina é não apoiar publicamente candidatos de PT e PSDB, para evitar a polarização das duas siglas. Mas ela dividirá material de campanha com o petista e aliados de ambos destacam pontos em comum para viabilizar a aproximação.
O PSB faz parte da aliança do petista no Estado e o apoio da ex-ministra é visto entre aliados de Lindbergh como uma forma de alavancar sua candidatura, estacionada em 4º lugar nas pesquisas de intenção de voto.
O PT, contudo, considera a disputa presidencial prioritária e não quer correr riscos no Estado onde Marina teve seu melhor resultado em 2010. A campanha de Dilma enviou 30 toneladas de material para o Rio e orientou a militância sobre críticas à ex-ministra.
"Nesse momento, pode existir uma tentação grande. Mas seria inadequado. O candidato ao governo tem que evitar uma aproximação maior com candidato a presidente de outra chapa", disse o coordenador regional da campanha de Dilma, Adilson Pires.
No primeiro evento de Marina no Rio, neste sábado (30), o petista não irá. Inicialmente, a estratégia do grupo de Marina é destacar a candidata como a terceira via fora da polarização PT-PSDB.
"Essa é a posição que foi assumida desde o início: que eu teria autonomia para não estar nos palanques da polarização", disse Marina na última quarta-feira (27).
Mas integrantes das duas campanhas destacam pontos em comum entre os dois para viabilizar a aproximação.
Usam como exemplo o voto do petista no Senado contra mudanças no Código Florestal e declarações de apoio quando a ex-ministra não conseguiu formalizar a criação da Rede Sustentabilidade.
Desde o início da campanha, o petista tem tentando classificar-se como uma opção da "nova política" no Estado, em contraposição ao ex-governador Anthony Garotinho (PR) e ao atual, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Discurso semelhante ao de Marina.
"Do ponto de vista de um eventual futuro governo Marina, o Lindbergh será um aliado desde já. Na campanha é uma situação a ser construída", disse o vereador Jefferson Moura (PSOL), coordenador da Rede no Rio.
O senador tem feito sua campanha distanciado de Dilma, e aposta mais na imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente tem quatro candidatos no Rio e irritou Lindbergh por iniciar sua campanha ao lado do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Os dois terão eventos juntos apenas no fim de setembro.
Apesar disso sua campanha reconhece a dificuldade política de aproximação com Marina no atual cenário.
"Por mais que a Dilma tenha feito muita campanha junto do Pezão, essa aproximação só pode ser feita com muito cuidado. Nossa candidata é a Dilma", disse o coordenador da campanha de Lindbergh, Washington Quaquá.
Nos cartazes, contudo, Lindbergh deve aparecer primeiro ao lado de Marina. O PSB-RJ está confeccionando cartazes com os dois e Romário (PSB), candidato ao Senado. Entre as 30 toneladas de material enviadas ao Rio pela campanha presidencial, nenhum menciona os candidatos ao governo da base.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "3 - PT trabalha para evitar aproximação entre Marina e Lindbergh no Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!