MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Atrás nas pesquisas, Lobão Filho recorre à terra de Sarney no Maranhão

DIÓGENES CAMPANHA, ENVIADO ESPECIAL PINHEIRO, MA - O candidato do PMDB ao governo do Maranhão recorreu à terra natal de José Sarney para o comício de encerramento de sua campanha antes do primeiro turno. Edison Lobão Filho, em segundo lugar nas pesquisa,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2014, 11:51:00 Editado em 27.04.2020, 20:07:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIÓGENES CAMPANHA, ENVIADO ESPECIAL
PINHEIRO, MA - O candidato do PMDB ao governo do Maranhão recorreu à terra natal de José Sarney para o comício de encerramento de sua campanha antes do primeiro turno. Edison Lobão Filho, em segundo lugar nas pesquisa, conta com o apoio do ex-presidente e da atual governadora do Estado, Roseana Sarney, também do PMDB.
Num palanque em uma praça central de Pinheiro (a 354 km de São Luís), na noite de quinta-feira (2), aliados e o próprio peemedebista se revezaram durante duas horas entre ataques ao oposicionista Flávio Dino (PC do B), líder nas pesquisas, e a defesa do "pinheirense mais ilustre", que não compareceu presente ao ato.
"Tem alguma obra do comunista aqui em Pinheiro? Alguém conhece alguma obra desse comunista? Ele só tem o olhar do ódio, do rancor, de falar mal da família Sarney", disse Lobão Filho, arrancando aplausos do público presente.
O prefeito local, Filadelfo Mendes Neto (PMDB), usou o discurso na defesa do ex-presidente da República (1985-1990) e hoje senador pelo Amapá. "Dizem que o Sarney manda há 50 anos no Maranhão, mas só manda 50 anos quem tem prestígio para fazer o que precisa ser feito. Eu sou prefeito há dez anos e daqui a pouco vão dizer que eu mando em Pinheiro", afirmou.
Em seu terceiro mandato, Filuca, como é conhecido, tenta eleger para a Câmara o filho Victor Mendes (PV), ex-secretário do Meio Ambiente da governadora Roseana Sarney. A dupla, no entanto, não havia aderido à campanha de Lobão Filho até a véspera do comício.
Filuca disse ter mudado de opinião após conversar com Lobão Filho. "Jamais poderia, como pinheirense, votar contra o candidato do presidente Sarney", afirmou à reportagem.
PALANQUE COLORIDO
A adesão tardia era notada no palanque. Em vez do azul e vermelho da campanha para governador, o palco era decorado com balões vermelhos, brancos e verdes, cores adotadas pela campanha do filho do prefeito.
Painéis do candidato a deputado traziam apenas o nome do ex-ministro Gastão Vieira, que disputa o Senado e se comparou a Sarney, "o presidente da República de Pinheiro e região", ao prometer priorizar a baixada maranhense.
Além de ameaçar com a possibilidade de a eleição de Flávio Dino diminuir o apoio do governo do Estado ao município, Viera também disse que os adversários de Dilma (PT) nas eleições presidenciais vão acabar com o Bolsa Família.
"Os maranhenses não querem levar susto, com o Bolsa Família sendo interrompido, como prometeram Aécio [Neves] e Marina [Silva]", disse. Tanto o tucano como a ex-senadora prometem ampliar o programa.
Já Lobão Filho recorreu à "ameaça" que fez durante toda a campanha: a de que Flávio Dino, por ser do PC do B, irá implantar o comunismo no Estado. "O Maranhão não virará Cuba. É igual a um jogo de futebol. Se jogar Brasil e Cuba, vai ganhar o Brasil", disse.
Após o comício, o peemedebista participou de um jantar com aliados em um parque aquático nos arredores de Pinheiro. Comeu arroz, macarrão e bife de panela e bebeu cerveja em copos de plástico antes de retornar a São Luís.
Ele deve fazer apenas carreatas nesta sexta-feira (3) e sábado (4), sem discursos, porque a legislação eleitoral restringe campanha às vésperas do pleito.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Atrás nas pesquisas, Lobão Filho recorre à terra de Sarney no Maranhão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!