MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Contra abstenção, petista convoca eleitores para votar em MS

CAMPO GRANDE, MS - A fim de combater a alta abstenção em Mato Grosso do Sul, que foi recorde no primeiro turno (quase 30%, contando ausências, nulos e brancos), o candidato Delcídio Amaral (PT) está fazendo uma força-tarefa, com aliados e na propaganda el

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2014, 15:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CAMPO GRANDE, MS - A fim de combater a alta abstenção em Mato Grosso do Sul, que foi recorde no primeiro turno (quase 30%, contando ausências, nulos e brancos), o candidato Delcídio Amaral (PT) está fazendo uma força-tarefa, com aliados e na propaganda eleitoral, para convocar os eleitores a votar.

continua após publicidade

"Muito importante: se você não votou no primeiro turno, não tem problema. Você pode votar normalmente agora", afirma a apresentadora do programa de TV do petista. "Lembre-se: é o seu voto que vai decidir essa eleição."

O recado começou a ser dado no horário eleitoral nesta quarta-feira (22). Cabos eleitorais e aliados também foram orientados a promover a convocação.

continua após publicidade

Cerca de 370 mil pessoas não votaram no primeiro turno em Mato Grosso do Sul -20% do eleitorado. É o maior índice das últimas três eleições para governador.

Somando brancos e nulos, os votos "perdidos" chegam a 27%.

A análise da campanha petista é que o "mapa da abstenção" atingiu exatamente as regiões em que Delcídio tem mais eleitores, especialmente no norte do Estado, o que ajudou a levar a disputa para o segundo turno.

continua após publicidade

O petista fez 43% dos votos no primeiro turno, contra 39% de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Delcídio, que articulava sua candidatura ao governo há anos, tinha a expectativa de vencer ainda no dia 5. Foi surpreendido, porém, pela ascensão do adversário -que no começo aparecia em terceiro lugar nas pesquisas- e pelo alto nível de abstenções.

"Peço que a população participe. Fale com seus amigos e parentes. Nos ajudem para que todos os eleitores ribeirinhos e assentados possam votar", declarou Delcídio.

continua após publicidade


FERIADO

O segundo turno em Mato Grosso do Sul terá ainda outro fator que pode estimular abstenções: o feriado do Dia do Servidor Público, que será na terça (28), dois dias depois da votação.

Há o risco de que funcionários públicos "enforquem" a segunda-feira (27) e saiam em viagem, deixando de votar no domingo (26).

"Vote domingo cedo e depois viaje", vem pedindo Delcídio, durante suas agendas de campanha.

Para Azambuja, o alto número de votos nulos, brancos e abstenções se deve "ao descrédito na política, às pessoas que estão decepcionadas". O tucano afirma que tem "um novo jeito de fazer política", e convoca os eleitores a acreditarem em seu projeto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Contra abstenção, petista convoca eleitores para votar em MS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!